52ª edição do Encontro Nacional de Líderes reúne 92 jovens acemistas em Canela

Três dias de amizade, aprendizado, diversão e voluntariado. Assim foi a 52ª edição do Encontro Nacional de Líderes da ACM (ENALI), que contou com a presença de 92 líderes acemistas vindos de todo o Brasil. Eles se reuniram na ACM Região das Hortênsias, entre os dias 25 e 27 de julho, para discutir temas relacionados à juventude, planejar ações voluntárias e traçar metas de atuação para o restante do ano.

A abertura oficial ocorreu na última quinta-feira à tarde, na Câmara de Vereadores de Canela, onde as jovens lideranças foram recebidas e homenageadas numa cerimônia que contou com a presença do vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar; do presidente da Federação Brasileira das ACMs, Enio Ferreira; do presidente da ACM-RS, Wilton Pinto de Araújo; do secretário-geral da ACM-RS, José Ricardo Calza Caporal; do presidente do Conselho da ACM Região das Hortênsias, Pedro Góis; do secretario profissional da ACM Região das Hortênsias, Jesus Mostaceros; e da representante dos jovens, Alana Keller.

Em seguida, o grupo se dirigiu ao acampamento Rincão do Coelho, da ACM-RS, onde ficaram hospedados. Mais tarde, os jovens assistiram a palestra “Realidade da Juventude Brasileira”, ministrada pela filósofa Ângela Maria de Abreu. Pós-graduada em Gestão da Educação e com 33 anos de experiência na área de ensino, ela mostrou que a juventude não é um grupo homogêneo, pois compreende diversas vertentes – que vão desde os jovens adultos até minorias, como negros e LGBTQs -, apresentando, assim, a pluralidade existente dentro desta parcela da população, definida por ela como “juventudes”. Por fim, também propôs uma discussão sobre o olhar da sociedade em relação aos jovens.

Já o segundo dia do ENALI começou com a palestra “Políticas Públicas de Juventude e Redução da Maioridade Penal”, conduzida pelo advogado e vice-prefeito de Canela Gilberto Cezar. Durante a apresentação, público e palestrante não se furtaram de discutir o polêmico tema, sendo levantadas importantes questões sobre segurança.

No mesmo dia, à tarde, foi a vez da palestra “Empoderamento Feminino”, apresentada pela bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Público, Karen Fróes. Líder acemista desde 1994, ela também é embaixadora da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e membro da Comissão de Participação Institucional Feminina no TRE-RS. Após o fim da exposição, Fróes propôs que os jovens se dividissem em grupos – formados de acordo com ACM presente -, elaborassem um projeto sobre o tema e apresentassem para os colegas. A atividade rendeu discussões muito pertinentes o empoderamento feminino na sociedade.

Para encerrar o ciclo de palestras, os jovens apresentaram o que foi feito pelas suas ACMs do último ano para cá, no âmbito da liderança regional, com o intuito de trocar experiências. Em seguida, todos puderam aproveitar o restante do dia com atividades voltadas ao lazer, proporcionando uma importante integração social entre os presentes. À noite, após o jantar, foi realizada uma balada jovem, recheando o Rincão do Coelho de música e confraternização. Depois, todos se reuniram para a tradicional Fogueira dos Corações Abertos, o momento mais emocionante do Encontro. Antes de dormir, o grupo ainda fez o Apadrinhamento, que consiste na escolha – por parte dos jovens que participam do ENALI pela primeira vez – de um padrinho, no caso, outro jovem que já tenha comparecido no evento, formando um forte laço de amizade para os próximos anos.

Na manhã do último dia, foi realizada a Assembleia do ENALI, que é presidida somente pelos jovens. Nela, o grupo expôs as metas do ano anterior que foram atingidas – e quais não foram -, elaborou novos objetivos para o ano seguinte e definiu o tema do próximo ENALI, que será “Jornada do Jovem: Saúde Mental, Emocional e Autoconhecimento”. Tudo isso foi registrado em uma carta, aprovada por todos no final da Assembleia. A 52² edição do Encontro Nacional de Líderes contou com a presença de lideranças jovens das ACMs de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e Rio Grande do Sul (incluindo as unidades ACM Livramento, ACM Região das Hortênsias, ACM Esportes Centro, Colégio ACM e Área de Desenvolvimento Social).

O objetivo do ENALI é proporcionar aos jovens o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança, desenvolver seu senso de responsabilidade e de respeito ao próximo, estimular o convívio social sadio e potencializar o prazer pelo trabalho voluntário. Além disso, também promove uma constante troca de experiências entre os membros de diferentes ACMs, gerando o crescimento do repertório de iniciativas e atividades de cada movimento local.

Todos os participantes do encontro passaram pelo Curso de Liderança da ACM, cujo intuito é promover o desenvolvimento integral do ser humano através de didáticas e ações voluntárias que estimulam o caráter, a honestidade, o respeito e a responsabilidade social – desenvolvendo, assim, um espírito de liderança que poderá ser aproveitado durante a vida.

Confira as fotos: 

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar