Qualificação em Instrumentação Cirúrgica

Alta empregabilidade e uma vocação para a vida: cuidar do próximo

Qualificar técnicos de enfermagem para a prática profissional de Instrumentação Cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente. Esse é o objetivo do Curso de Qualificação em Instrumentação Cirúrgica, que proporciona a oportunidade de desempenhar atividades técnicas em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica. Neste curso o aluno aprende também a exercer funções como preparar caixas e esterilizar material cirúrgico, posicionar de forma adequada o paciente e entregar ao cirurgião os instrumentos corretos.

Também é da qualificação deste profissional comunicar-se adequadamente com a equipe cirúrgica, organizar o ambiente de trabalho de acordo com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assim como realizar registros e elaborar relatórios técnicos. O profissional em instrumentação cirúrgica também é quem se comunica com pacientes, familiares e com a equipe de saúde, no procedimento pré e pós operatório.

OPÇÕES DE TURMAS

Para maior comodidade, de acordo com sua disponibilidade de horário, a ACM Região das Hortênsias oferece opções de turmas no período da noite, com carga horária semanal e valores definidos:

AULAS 2x POR SEMANA (DIAS A DEFINIR)
Opção turno da Noite: 19h30 às 22h
Carga horária: 220 horas

GRADE CURRICULAR

O Curso de Instrumentação Cirúrgica da ACM Região das Hortênsias é composto por dois módulos: TEÓRICO e PRÁTICO. No Módulo Teórico são desenvolvidos todos os conhecimentos prévios necessários o Técnico exercer sua função. No Módulo Prático, o aluno aplica os conhecimentos obtidos em sala de aula, podendo conhecer os diversos campos de atuação de um profissional e tendo contato com situações reais do dia-a-dia, sempre com a supervisão no local de um professor.

O Centro Cirúrgico e o CME:

  • Compreender a sistemática de funcionamento do centro cirúrgico
  • Identificar os recursos humanos e materiais
  • Conhecer as rotinas
  • Conhecer, analisar e aplicar os métodos de controle de infecção hospitalar
  • Instrumentar procedimentos cirúrgicos
  • Reconhecer e aplicar métodos de desinfecção e esterilização de material conforme rotinas do setor
  • Organizar e circular salas cirúrgicas conforme as cirurgias nas diversas especialidades
  • Reconhecer, aplicar as técnicas de empacotamento e armazenamento de material
  • Identificar e reconhecer a empregabilidade do instrumental cirúrgico
  • Aspectos físicos e arquitetônicos do bloco cirúrgico e CME
  • Tipos e técnicas de esterilização

1ª avaliação teórica

  • Visita ao bloco cirúrgico e CME
  • Terminologias cirúrgicas
  • Emprego do sufixo e prefixos
  • Identificar as principais cirurgias
  • Identificar os principais termos técnicos dentro do BC
  • Verbalização dentro do BC

2ª avaliação teórica

  • Assistência ao paciente no pré/trans e pós-operatório
  • Sala de recuperação pós anestésica
  • Nota de sala/ material consignado como proceder
  • Tipos de anestesia e anestésicos
  • Cuidados imediatos nas diversas especialidades cirúrgicas
  • Parada cardiorrespiratória no paciente cirúrgico
  • Anotações e registros de enfermagem
  • Identificar sinais e sintomas de complicações no trans e pós-operatório

3ª avaliação teórica

O instrumental cirúrgico:

  • Reconhecer os instrumentais específicos para cada tipo de cirurgia
  • Organizar a montagem das mesas cirúrgicas
  • Assimilar técnicas de paramentação
  • Manejar os materiais no bloco Cirúrgico
  • Reconhecer o processo de gesticulação para a solicitação do instrumental no trans operatório
  • Reconhecer equipamentos, material de consumo específico para cada tipo de cirurgia
  • Emprego dos instrumentais com o tempo cirúrgico
  • Identificação dos devidos fios cirúrgicos e sua empregabilidade

Avaliação prática grupo 1

Avaliação prática grupo 2

NOSSA MISSÃO É TRANSFORMAR SUA VIDA

A QUALIDADE DE SUA FORMAÇÃO É NOSSO COMPROMISSO! Isso é levado muito a sério pela ACM ao redor de todo o mundo. Cremos na importância fundamental do ensino na transformação do mundo. É através do CONHECIMENTO, aliado a VALORES ÉTICOS, que podemos gerar IMPACTOS POSITIVOS em nossa vida e também na vida das pessoas que nos cercam. Por isso tudo, a ACM inclusive já foi reconhecida com um Prêmio Nobel da Paz (confira essa história clicando AQUI).

É muito importante refletir sobre a instituição que será responsável pela sua formação. Nossa missão é formar profissionais altamente qualificados que possam, no exercício de sua profissão, trazer fortes impactos na vida das pessoas que vão ajudar no dia a dia. Isso, na área da saúde, significa SALVAR VIDAS.

Destacamos abaixo alguns pontos que estarão presentes durante sua formação na ACM:

ALTA EMPREGABILIDADE

A pesquisa “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, realizada pela FGV, apontou que a formação técnica aumenta em 48% as chances de ingressar no mercado de trabalho, com salários mais altos.

QUALIDADE RECONHECIDA

A ACM possui um grande reconhecimento no mercado, tanto que é lembrada pela por diversas instituições, em virtude da qualidade verificada nos alunos em seus cursos

 

 

PROFESSORES QUALIFICADOS E ATUANTES NO MERCADO

Professores com formação superior, extremamente qualificados e atuantes no mercado, unindo o conhecimento teórico às experiências práticas (de anos de atuação, com habilidades do dia a dia incluídas na aprendizagem dos alunos). Além de professores, podem ser seus futuros colegas de profissão!

MATERIAL DIDÁTICO SEM CUSTO ADICIONAL

O material utilizado no curso é desenvolvido pela ACM e disponibilizado aos estudantes em ambiente on-line. A ACM Região das Hortênsias oferece também serviço de cópias para alunos que queiram adquirir cópias impressas do material.

ESTRUTURA COMPLETA E ACESSIBILIDADE

Salas climatizadas, projetores multimídia, cadeiras confortáveis, laboratórios de aprendizagem (Enfermagem e Radiologia), laboratório de informática, auditório, biblioteca, espaço de convivência… na ACM você tem acesso a todos os recursos necessários para a garantia da qualidade em sua formação.

A ACM também assegura às pessoas com deficiência as condições necessárias para acesso, com elevadores, rampas, banheiros adaptados e uma grande experiência no ensino de inclusão.

FORMAÇÃO QUE VAI ALÉM DA SALA DE AULA

Ciclo de palestras, visitas técnicas em grandes Hospitais, workshops e muito mais: a ACM possui atividades regulares que complementam a formação dos alunos, trazendo informações sobre as técnicas mais atuais e informações sobre os mais modernos equipamentos da área da saúde.

LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Localizada na Rua Felisberto Soares, coração de Canela e próxima à Catedral de Pedra, a ACM Região das Hortênsias possui uma facilidade de acesso para moradores do município e cidades próximas.

FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

Na ACM, o aluno aprende a promover a relação entre o profissional da área d, através de disciplinas do currículo, atividades extraclasse e vivências profissionais do corpo docente, colocando o ser humano acima de tudo como valor maior. Esta característica é muito valorizada no mercado de trabalho, pois transforma o aluno em um profissional competente, crítico e com uma visão ampla de humanização.

O MUNDO NA SUA ESCOLA

A ACM é conhecida no mundo inteiro. A instituição está presente em 119 países e já recebeu diversos reconhecimentos pela importância de seu trabalho. Não se surpreenda se receber visita e tiver a oportunidade de conversar com intercambistas de outros países: a ACM Região das Hortênsias frequentemente realiza esta troca de experiências. Além disso, de acordo com seu interesse, também são possíveis oportunidades de intercâmbios de estudo e voluntários.

 

VALORES E FORMA DE PAGAMENTO DOS CURSOS

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA 10x Entre em contato para saber o valor.

 

SEM TAXAS DE MATRÍCULA E DE REMATRÍCULA

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: Carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência, 1 foto 3×4 e Comprovante de Renda

FORMAS DE PAGAMENTO: Cartões de Crédito (Visa/ Master/ Banrisul), Débito em Conta (BB/ Banrisul) ou Boleto Bancário


ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

whats_135     fone_135    mail_135b

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (54) 3282.9796