A educação como base fundamental na formação de cidadãos

A frase “Educação é a base de tudo” é bem conhecida e se mostra cada vez mais essencial nos dias atuais, pois está relacionada diretamente com a cidadania. Mas afinal, o que é cidadania? Ela corresponde ao conjunto de direitos e deveres do indivíduo, gerando a autonomia em intervir e transformar o meio em que vive.

A professora Cleo Laindsey Ramos, do Colégio ACM, reitera que a educação se dá como base para a cidadania a partir de um espaço de diálogo e de socialização de vivências, onde se estimula a coexistência: “Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania”.

Para a professora, exercer a cidadania significa pensar no bem para todos, nos limites que devem ser criados em prol da liberdade do outro, além de participar da construção do espaço, visando o bem comum. Mas, acima de tudo, é preciso respeitar o próximo no sentido mais amplo, independente de sua cultura, cor, raça, sexo ou religião, valorizando e respeitando as diferenças em todos os âmbitos.

É exatamente neste olhar que buscamos formar os jovens acemistas, com uma educação conscientizadora e prática, que provoque a reflexão e a iniciativa por parte de quem aprende. “Provocando alteridade, para evoluir sua essência, pois a partir deste exercício é que se desenvolve a coexistência”, reforça Cleo. Na ACM, sabemos que mudanças pessoais e sociais duradouras vêm quando trabalhamos juntos. Por este motivo, trabalhamos para garantir que todos tenham a oportunidade de aprender, se desenvolver e buscar um futuro melhor, para aí então também contribuir com o crescimento de outras pessoas e, com isso, gerar um ciclo de transformação social. “O grande mandamento e essência cristã é o amor; contudo este, quando bem vivido, garante-nos a civilidade e valores essenciais que o cristão deve legar à sociedade como um todo, para que ocorra uma verdadeira evolução”, reforça a professora.