ACM Esteio

O município de Esteio conta com a mais nova unidade da ACM-RS. A ACM Esteio serve como ponto de referência para o desenvolvimento de algumas atividades do Projeto Centro Refap Cidadã.

Na Unidade são realizadas ações de geração de renda e inclusão digital para as famílias, bem como atendimento para adolescentes de 13 a 16 anos, por meio de cursos de liderança e informática. Além disso, está prevista a oferta de cursos técnicos profissionalizantes.

Centro Refap Cidadã

Criado em 2005, por meio de uma parceria entre a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), o Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) e a ACM-RS, o Centro Refap Cidadã atende atualmente cerca de 120 crianças de Esteio. Os jovens que frequentam o projeto, em turno inverso ao da escola, participam de oficinas de esportes, pedagogia, artes e expressão, recebendo também, reforço alimentar.

Por meio do desenvolvimento de ações sociais, a ACM-RS tem como objetivo formar cidadãos através de uma atuação global envolvendo educação, lazer, atividades físicas, alimentação, segurança e desenvolvimento das famílias e da comunidade onde estes projetos estão inseridos.


Programa Petrobras Jovem Aprendiz 2013/2015

O objetivo do PPJA é desenvolver um programa educacional inovador para os jovens, articulando de forma criativa a Educação Básica e a Qualificação Profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

O Programa tem duração de dois anos, dividido em três etapas. Na primeira etapa os jovens são atendidos na sede da ACM Esteio, tendo módulos de atividades que incluem: Português, Matemática, Cidadania, Conhecimentos sobre a Refinaria, entre outros. Na segunda etapa os jovens são inseridos no SENAI para a qualificação profissional e, na terceira e última etapa, os jovens realizam a vivência prática a partir da área que optaram em se profissionalizar. Em todo esse período os jovens possuem sua carteira de trabalho assinada, e são acompanhados pela Equipe Técnica formada por duas Assistentes Sociais, Pedagoga e Psicóloga.

Na última edição, foram abertas 62 vagas, a fim de contemplar jovens de 16 anos e meio até 22 anos de idade, residentes no município de Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Gravataí e Cachoeirinha. Os critérios para a seleção, além da idade, são: estar frequentando a escola a partir da 8º série do Ensino Fundamental, não ter vínculo empregatício, obter documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certificado de Reservista (maiores de 18 anos) e renda per capita de até um salário mínimo por pessoa.


Contato:

ACM Esteio

Rua Rio Pardo, 639, Bairro Tamandaré – Esteio/RS

Tel: (51) 3473.6426 – crc@acm-rs.com.br

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar