A ACM no Rio Grande do Sul

Junte-se à ACM-RS e venha conosco transformar o mundo

A história da Associação Cristã de Moços no Brasil está ligada à da expansão da Instituição pelo mundo. Ela iniciou com um pedido do missionário presbiteriano no país, G. W. Chamberlain, em 1887, ao Comitê Internacional das ACMs dos Estados Unidos e Canadá, órgão fundado em 1879 com o objetivo de ampliar a atuação da ACM, pela presença de um profissional para fundar aqui a primeira Associação.

Em seguida à requisição de Chamberlain, um grupo de simpatizantes do Movimento Acemista em São Paulo e no Rio de Janeiro solicitou ao Comitê a vinda de um secretário fraternal. Assim, chegou à capital paulista, em 1891, Myron Clark, vindo de Nova Iorque. Após a chegada de Clark, foram realizados dois anos de estudos para verificar se a fundação de uma ACM em território nacional era viável. Surgiu, então, a primeira ACM do Brasil e da América-latina, fundada no Rio de Janeiro em 4 de julho de 1893.

Oito anos depois da criação da ACM do Rio de Janeiro, Myron Clark dirigiu-se ao Rio Grande do Sul, onde iniciou os trabalhos, em Porto Alegre, da segunda ACM brasileira. No dia 26 de novembro de 1901 foi realizada a assembleia de fundação, na qual foi eleita a primeira diretoria da organização gaúcha.

Em 23 de dezembro de 1902, surgiu a ACM de São Paulo, também sob o comando de Myron Clark. A ginástica, o esporte e o lazer foram poderosos instrumentos de atração, integração e educação de crianças, jovens e adultos, pois, já naquela época, a capital paulista era uma cidade agitada, com muito trabalho e poucas opções de lazer.

Nos anos seguintes, a experiência acemista no Brasil começou a dar seus frutos no sentido da expansão. Em 21 de abril de 1951 nasceu a ACM de Minas Gerais. Ela tomou forma a partir da ideia de um associado do Rio de Janeiro, Francisco Martins da Silva, que sentia, no estado mineiro, falta do ambiente acolhedor, amigo e do companheirismo reinante entre os acemistas.

Em 1954, a ACM de Sorocaba foi criada a partir do sonho de um jovem professor de Educação Física, José Carlos de Almeida. Relembrando a experiência da ACM São Paulo quando estudante, Almeida escreveu uma carta ao secretário-geral João Lotufo pedindo informações de como poderia organizar uma instituição como a ACM na cidade. A resposta veio em forma de desafio: “por que não a ACM, ao invés de uma instituição como ela?”.

Na década de 1960, com a inauguração da nova Capital Federal, foi fundada a ACM Brasília. Desde 1965 ela presta relevantes serviços à comunidade do Distrito Federal, tornando-se referência de esporte, cultura e lazer na região.

Atualmente, a ACM conta, no Brasil, com Organizações sediadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Sorocaba (SP) e Brasília (DF). Todas fazem parte da Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços, fundada em 20 de julho de 1903.

FUNDAÇÃO DA ACM NO RIO GRANDE DO SUL

A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) foi fundada em 26 de novembro de 1901, na cidade de Porto Alegre. Atua nas áreas de esportes e lazer, ensino, desenvolvimento social e necrópoles. A ACM-RS é declarada legitimamente de utilidade pública, reconhecida por todas as esferas governamentais. Seu objetivo é promover o aperfeiçoamento espiritual, moral e social de seus associados, usuários e beneficiários.

No Rio Grande do Sul, a ACM-RS conta com as seguintes unidades e serviços:

ESPORTES

ACM Esportes Centro: maior complexo de atividades físicas do Centro de Porto Alegre

ACM Fronteira: academia localizada em Santana do Livramento

ACM Tramandaí: lazer e entretenimento na capital das praias do Estado

Rincão do Coelho: acampamento localizado na divisa entre Canela e São Francisco de Paula

Atividades: Desportos, natação, musculação, ginástica, artes marciais, espaço de lazer no litoral gaúcho, atividades de acampamento na serra gaúcha.

ENSINO

Colégio ACM Centro: Colégio da ACM-RS, localizado no Centro de Porto Alegre

ACM Rua da Praia: Cursos Técnicos, Pós-Técnicos, de Qualificação e de Idiomas (Porto Alegre)

ACM Região das Hortênsias: Cursos Técnicos, Profissionalizantes, Idiomas e Turno Inverso (Canela)

Atividades: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Turno Integral, Cursos Técnicos, de Qualificação, Profissionalizantes e de Idiomas.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ACM Cruzeiro do Sul (Porto Alegre)

ACM Morro Santana (Porto Alegre)

ACM Vila Restinga Olímpica (Porto Alegre)

Projetos Especiais: Projeto Borboleta e Bolsa Escola Acemista

Atividades: Desenvolvimento comunitário envolvendo educação, esportes, capacitação profissional, convivência e orientação social, voluntariado e liderança, especialmente para crianças e jovens em situação de risco.

NECRÓPOLES

Cemitério Ecumênico João XXIII (Porto Alegre)

Cemitério e Crematório Ecumênico Parque das Araucárias (Canela)

Atividades: Capelas velatórias, jazigos familiares, nichos, túmulos, serviço de cremação, serviço religioso, apoio ao enlutado, entre outros.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.