Avaliação Funcional

Personalize suas atividades e potencialize os resultados

Iniciar uma atividade física é um momento que requer inúmeros cuidados com a saúde. Cuidados que iniciam quando o aluno procura um programa de treinamento, é nessa hora que a ACM Livramento oferece uma Avaliação Funcional diferenciada, que elabora um programa de treinamento físico baseado na vivência em atividades físicas do aluno.

A avaliação funcional é fundamental para a prescrição do treinamento do aluno, pois através dela são detectadas todas as particularidades do mesmo, o que permite respeitar ao máximo a individualidade biológica de cada um.

O tempo entre uma avaliação e outra depende de alguns fatores como o número de vezes que ele pratica atividade física por semana e a intensidade dessa atividade.

Valor da avaliação funcional: R$ 25,00


A avaliação consiste em:

1. Antropometria:

1.1 Peso, Altura, Idade, Sexo, Nível de condicionamento físico (Ativo, moderadamente Ativo, Inativo);
1.2- Dobras cutâneas;
1.3- Perímetros (Circunferências);
1.4- Diâmetros Ósseos.
Com esses dados calcula-se através do protocolo de Pollock 7 dobras, a composição corporal do aluno (% de gordura, de massa muscular, de massa óssea).

2. Teste de Flexibilidade

Teste realizado com o aluno sentado no chão, onde ele tentará alcançar o mais longe possível em direção aos pés utilizando-se um instrumento chamado de banco de Wells, a fim de avaliar o nível de flexibilidade do mesmo, classificando-os como: ruim, abaixo da média, bom, acima da média ou excelente, parâmtros estes que respeitam sempre a idade e o sexo dos indivíduos.

3. Anamnese (questionário)

Momento onde é conversado com o aluno sobre seu histórico, de atividade física, de lesões, problemas de saúde, histórico familiar, medicações em uso.

4. Teste Ergométrico

Através do protocolo de BRUCE, de acordo com o tempo que o aluno suportar na esteira, em um esforço máximo ou submáximo, calcula-se seu VO2 MÁX (capacidade máxima do indivíduo de captar, transportar e transformar o oxigênio em energia).

Classifica-se dentro de parâmetros sugeridos pela organização mundial da saúde, se o VO2 MÁX está ruim, abaixo da média, média, acima da média ou excelente, dentro de determinada faixa etária e sexo.

Obs: é verificado a pressão arterial e monitoramos a frequência cardíaca antes, durante e após o teste.

5. Avaliação Postural

Neste procedimento o instrutor detecta e discrimina na avaliação os desvios posturais do aluno (Escoliose, lordose, cifose, etc).

Reavaliação Funcional

É muito importante que se faça a reavaliação, pois assim o instrutor e o aluno conseguem ver os resultados obtidos com o treinamento, positivos ou negativos. Quando negativos, intervir através de novas estratégias de treinamento, melhorar os resultados, na busca de sempre satisfazer os objetivos dos alunos.

O tempo entre uma avaliação e outra depende de alguns fatores como, tais como o número de vezes que é praticada atividade física por semana e a intensidade dessa atividade.

CONFIRA OS HORÁRIOS DE TODAS NOSSAS ATIVIDADES

  • AVALIAÇÃO FÍSICA

  • De segunda a sábado
  • Agende com seu professor

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (55) 3243-2211