Criação do Basquete

Como um jogo criado na ACM conquistou o mundo.

basquete

James Naismith nasceu em 6 de novembro de 1861, na cidade de Almonte, Ontario, no Canadá. Ficou órfão aos oito anos de idade e foi morar com um tio.

Dizia sobre seu futuro que “a única verdadeira satisfação que se deveria ter na vida era ajudar a meus semelhantes”. Em 1883, foi para a Universidade MacGill, onde se graduou em teologia, sendo influenciado por DA Budge, Secretário-geral da ACM de Montreal, a seguir carreira na ACM e estudar na Escola Internacional de Formação da ACM de Massachusetts (hoje chamada de Springfield College).

Durante um seminário de Psicologia, o Dr. Luther Halsey Gulick (diretor do departamento de educação física da Escola) desafiou a classe a inventar um novo jogo, para ser praticado em um espaço fechado e, com isso, possibilitar atender e mobilizar crianças e jovens no evento. Ao mesmo tempo, Gulick designou a Naismith uma classe formada por participantes completamente desinteressados nos outros exercícios e classes que faziam parte da carreira de educação física. Três instrutores já haviam tentado, sem êxito, despertar o interesse nessa classe, que era chamada de “Classe dos Incorrigíveis”.

Naismith acreditou que uma maneira de enfrentar o desafio seria combinando jogos conhecidos. Começou estudos metodológicos valorizando detalhes como o uso da bola, a necessidade de um jogo massivo e de fácil aprendizagem, além de um objetivo. Inspirado em um jogo de sua infância chamado “Pato na Rocha”, pensou em um objetivo horizontal, onde os jogadores se veriam obrigados a jogar a bola em um arco. Imaginou colocar uma caixa em cada extremo de uma quadra, e cada vez que a bola entrasse na caixa poderia considerar-se uma meta cumprida.

Percebeu que, se nove homens formassem uma defesa ao redor da meta, seria impossível que a bola entrasse na meta, a não ser que essa se encontrasse acima das cabeças dos jogadores. Com isso, Naismith estava pronto para provar o jogo com a classe e, estabelecidos em um livro de anotações, o primeiro conjunto de treze normas do basquete foi desenvolvido em menos de uma hora.

Pediu, então, que o zelador do edifício lhe trouxesse duas caixas para preparar a quadra. Ele não encontrou, então trouxe duas cestas de pêssego, que Naismith colocou em cada extremo do ginásio. Chamou a Classe dos Incorrigíveis, dividiu-os em equipes de nove jogadores e iniciou a primeira classe de basquete da história no dia 21 de dezembro de 1891.

O jogo foi um êxito e correu a notícia de que a classe de Naismith era divertida, atraindo muitas pessoas que queriam conhecer a nova atividade. Frank Mahan sugeriu que o jogo tivesse um nome, e junto com Naismith o chamaram de basketball (basket = cesto; ball = bola).

“Quando o primeiro jogo terminou”, disse Naismith, “senti que podia ir a Gulick e dizer que havia cumprido as duas tarefas aparentemente impossíveis que havia me designado”. Naismith seguiu controlando o desenvolvimento do jogo e suas regras por cinco anos. Depois, mudou-se para a cidade de Denver para converter-se no diretor de educação física da ACM desta cidade e para estudar um doutorado em medicina.

O Dr. Naismith e sua esposa puderam assistir aos Jogos Olímpicos de 1934, quando o basquete se converteu em um dos esportes olímpicos, sendo até hoje um dos esportes mais populares do mundo. Morreu em 1939, aos 78 anos de idade.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.