Criação do Futsal

Como motivar jovens em dias frios ou de chuva?

ceriani

O início do futebol de salão remete ao Uruguai, em outubro de 1930, como uma resposta aos jovens para a prática de futebol em espaços reduzidos, estimulados pela euforia que vivia o país após a conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol, além das conquistas em 1924 e 1928 da medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris e Amsterdam.

Foi neste cenário que o professor Juan Carlos Ceriani, do Departamento de Educação Física da ACM de Montevidéu, percebeu que os jovens jogavam futebol em quadras de basquete, surgindo a ideia de adaptar o futebol a uma quadra pequena (com a possibilidade de praticar o esporte também durante o inverno e período de chuvas).

Ceriani utilizou as regras de pólo aquático, handebol e basquete, redigindo as primeiras regras que anunciavam a criação de um novo esporte: o futebol de salão. Do basquete, manteve os cinco jogadores por time e o tempo de jogo (40 minutos). As traves se improvisou as mesmas de handebol, bem como a proibição de chutar a gol de qualquer posição e as medidas da quadra. Do pólo aquático vieram as regulamentações a respeito dos goleiros. Quanto à bola de jogo, se buscou um modelo que picasse pouco, para manter um jogo mais dinâmico, com maior peso e menor dimensão, fazendo experiências com acolchoamento de tecidos e areia.

A aceitação foi tão grande que, em 1933, o diretor do Instituto Técnico da Confederação Sul-Americana das ACMs, James Summers, recomendou enviar as regras à Central de Nova Iorque, apresentando a todas as ACMs do mundo um “jogo de salão” que contagiou especialmente ao Brasil, México, Espanha, Peru e, posteriormente, a todo o mundo.

Com a divulgação do esporte e aumento do interesse de atletas, surgem organizações que deram nascimento às Associações e Federação do esporte em cada país. O crescimento de intercâmbios acarretou, em 1980, a realização no México do Primeiro Panamericano de Futebol de Salão, que abriu caminho para transmissão televisiva e busca de patrocinadores, despertando interesse de diversas empresas e organizações. Já em junho de 1982, ocorreu o Primeiro Mundial de Futebol de Salão, em São Paulo, com 15.000 espectadores presentes no ginásio, transmissão por TV e rádio. Foi o início do profissionalismo e transferências internacionais de atletas.

Em 1992, durante um congresso internacional, Ceriani é aclamado de pé por representantes de 29 países, recebendo a primeira presidência de honra da Federação Internacional do esporte, além de uma condecoração do Presidente do Uruguai como “Cidadão Ilustre” do país.

Ceriani permaneceu fomentando o esporte durante toda sua vida. Faleceu em 25 de junho de 1996, aos 89 anos. Hoje, o futsal conta com mais de 75 países afiliados em todo o mundo, com mais de 200 milhões de praticantes de todas as idades.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.