Criação do Vôlei

Como um jogo criado na ACM conquistou o mundo.

morgan

O voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, diretor de Educação Física da ACM Holihoke, no estado de Massachusetts, Estados Unidas.

Morgan nasceu na pequena cidade de Lckport, no condado de Niágara, em 23 de janeiro de 1870. De família de imigrantes galeses, trabalhava no negócio da família de construção de embarcações para os canais da região. Jogador de futebol americano, foi recrutado por James Naismith (que mais tarde seria o criador do basquete em 1891) para seguir estudos na Springfield College da ACM de Massachusetts.

Depois de formado, Morgan permanece um ano na ACM de Auburn, Maine, e depois passa a ocupar o cargo na ACM Holioke, onde em 1895 organizou as primeiras demonstrações de voleibol em busca de uma atividade desportiva mais “leve” que o basquete, combinando elementos de outros esportes como o handebol, o tênis e o próprio basquete.

Morgan procurava um jogo para variar seu programa, e descreveu em suas primeiras anotações que o tênis se apresentou como a melhor opção, porém necessitaria de raquetes, bolas, redes e outros equipamentos, sendo necessário descartar a ideia inicial. Mas a ideia de uma rede permaneceu boa, elevando-a acima da altura da cabeça de um homem médio. Para a questão da bola, tentou com a câmara da bola de basquete, mas era muito ligeira e lenta. Então, tentou com a própria bola de basquete, porém era grande e pesada. Por isso, se viu obrigado a construir uma bola de couro com uma câmara de borracha que pesava entre 9 e 12 onças.

As regras iniciais e os conceitos de base foram estabelecidos: Nascia o Mintonette (primeiro nome do esporte, em referência ao Badminton). O professor Halstead, colega de Morgan, chama atenção sobre o saque, e propõe o nome de Volleyball (em tradução, algo como uma “rajada de bola”).

O movimento da ACM Internacional foi instrumento decisivo para a expansão da popularidade do novo esporte. O estilo de jogar e as regras se desenvolveram de forma diferente em cada área e país do mundo.

Por exemplo, na Ásia, devido à baixa estatura da população, a rede era mais baixa. Em alguns lugares haviam nove jogadores por equipe, em outros seis, alguns jogos não tinham rotação, eram permitidas tentativas de saque e a quadra era mais estreita.

A tentativa inicial de se formar uma Federação Internacional de Voleibol ocorreu em 1936, sem êxito, porém com o crescente aumento de popularidade, ocorreu em 1946, em Paris, reunindo inicialmente 18 países. Logo outros se afiliaram, sendo hoje uma Federação presente em todo o mundo. Com esse passo, foram unificadas as regras e organizados torneios internacionais, que auxiliaram no desenvolvimento do esporte.

William Morgan faleceu em 27 de dezembro de 1942, já reconhecido em vida pela invenção de um esporte que, nos anos seguintes ao seu falecimento, alcançou grande popularidade e se tornou um dos mais praticados em todo o mundo.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.