Introdução do Dia das Mães no Brasil

A ACM realizou a primeira comemoração da data no Brasil, em Porto Alegre.

Anna Jarvis e a criação da data

Considera-se Anna Marie Jarvis a responsável pela idealização da data. Na Filadélfia (EUA), Anna perdeu sua mãe no ano de 1905. Três anos depois, em 10 de maio de 1908, ela organizou uma cerimônia na igreja na qual frequentava em honra a sua e todas as mães, em West Virginia (EUA). A comemoração era prestada de forma delicada, através do simbolismo de dois cravos: vermelho e branco. O cravo de cor vermelha seria usado na lapela, por aqueles cujas mães estivessem vivas. Enquanto isso, os filhos órfãos se apresentariam usando um cravo branco.

Com a grande acolhida recebida pela comunidade, Anna quis que a celebração fosse reconhecida como um feriado. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados dos Estados Unidos aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, formalizou a data no país, que deveria ser comemorada no segundo domingo de maio, conforme sugestão de Anna Jarvis. Rapidamente, mais de 40 países adotaram a data.

 

A ACM-RS e a introdução da data no Brasil

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) a iniciativa da comemoração. A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, através do decreto 21.366, o feriado foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros.

 

Fotos da primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil (em Porto Alegre)

Dia das Mães - Foto da Primeira Comemoração do Dia Maes Brasil 2 - Credito Arquivo ACM-RS (1)

Dia das Mães - Foto da Primeira Comemoração do Dia Maes Brasil 2 - Credito Arquivo ACM-RS (2)

 

Programação de atividades para 2017

A ACM-RS convida a todos para celebrar essa importante data conosco nas seguintes atividades:

08/05 (segunda-feira) – 14h: Câmara de Vereadores de Porto Alegre – Período de Comunicação Temática (entrada livre)

13/05 (sábado) – 10h: Bênção Inter-religiosa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre (entrada livre)

13/05 (sábado) – 15h: Chá das Mães ACM Esportes Centro – Centro Cultural (ingressos limitados à venda na Secretaria da unidade)

14/05 (domingo) – 10h30: Celebração Ecumênica “In Memoriam” no Cemitério Ecumênico João XXIII (Frei Adelar José Antonini – com acompanhamento musical)

14/05 (domingo) – 14h: Celebração Eucarística In Memoriam” no Cemitério e Crematório Ecumênico Parque das Araucárias (com entrega de flores, chá para mães e foto de lembrança)

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.