Aulas práticas de Ciências enriquecem aprendizado no Ensino Fundamental II do Colégio ACM

As turmas do 6º e 7º anos desenvolveram atividades práticas relacionadas à disciplina de Ciências, sob orientação da professora Júlia dos Santos.

A turma 61 explorou o tema Conhecendo as Rochas, e realizou a prática de observação e avaliação da coleção de rochas do Laboratório da escola. A atividade teve como objetivo conhecer diversos exemplares de rochas e, através da observação e revisão das características de cada tipo de rocha, os alunos foram instigados a classificar os exemplares observados em rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas.

Já a turma 71 explorou o tema Cultivando Micro-organismos, realizando a prática de inoculação de micro-organismos. Essa atividade teve como objetivo demonstrar que os micro-organismos estão presentes em todo lugar, seja no corpo humano, água, ar, poeira, objetos, entre outros.

Mas, apesar disso, apenas uma minoria de espécies é patogênica ao ser humano. Na atividade, cada aluno escolheu um local ou objeto para contaminar um swab (“cotonete” estéril de laboratório) para passar no ágar, que é um meio de cultura próprio para crescimento de micro-organismos.

Dentre os locais escolhidos, alguns alunos optaram por contaminar o swab com água parada, maçaneta da porta, em contato com a tela do celular, colocando na boca ou nariz, ou esfregando o swab em um fungo trazido por um dos colegas. Após a prática, as placas de Petri foram lacradas e cultivadas por alguns dias. Após o crescimento dos micro-organismos, as placas foram observadas pela turma para avaliação e preenchimento de um pequeno relatório de observação.

Atividades pedagógicas como esta reforçam o compromisso da escola no que tange aos seus pilares fundamentais: ensino, incentivo à prática esportiva e vivência de intercâmbios. O ensino acemista é amparado por princípios cristãos e norteado pela tendência pedagógica progressista. O Colégio promove o desenvolvimento de competências e habilidades num processo dialógico que enfatiza o aluno como sujeito de seu aprendizado inserido em seu contexto histórico local e global.

Confira algumas fotos:

0c872e8b-9950-4749-88ed-bb4650f7b790 0d36c818-5660-4d92-9a5d-e44de9f2ea4f 4ebf79d4-5430-4e60-a8f3-5ead5cf59ea9 6c273d2b-98a4-4035-975b-1d78f42c6124 6d64950d-c6bb-46cc-9d8d-f604dda20197 7caaa5f4-3eec-4cd0-944f-ac64410a8e51 7f66167e-a02b-4387-a8a8-f4be6605af01 24a8c298-23a7-49a6-9c04-40488ba2b067 47f29a12-1963-4dfa-987a-7f31dcfb52e7 95bc3d71-be29-4c81-af10-eef958f87747 279dee09-8995-430d-bfcc-56782bf0ca2e 371c5a7e-8ca2-4343-954c-a4a42c0207d4 660fe122-5866-4904-8b0e-dd0e7823d0be 4484e120-c7df-406d-ab1f-e1479b4f7ae6 0172497f-e523-4cff-a6e8-465c35395a47 04966416-d2b1-4a18-a9e8-222d4eb5ac18 61523121-c361-4ff5-a9c3-5f91d327a388 a5390f3d-9c6d-4488-ae9a-384599312a02 ae2ce2ba-02f9-4c73-9310-c75f8d4eff16 b096be1e-ce15-47e0-8ab6-16b005047fff c58b2d64-1239-4aaa-856d-d0588b6efcf0 cdd663e5-b2a1-4fd4-99c1-adc1f7bc04d4 ddb19841-4b4e-4541-9b44-8b69eec06800 ddcef8de-e03b-4e7f-bef3-3a48dc0256f6 e9887042-6d99-43bb-ae88-5fa59055563a f5aa71ff-d3df-4b76-87f9-9a5c97ace9c4