Cuidados que devemos tomar na prática de corridas

Todos queremos ter a saúde em dia e muita disposição, e a corrida é uma forma agradável de conseguirmos esse objetivo. A primeira coisa a se fazer é conhecer o seu corpo. Para isso, é fundamental fazer exames médicos e uma avaliação física, pois esse passo é fundamental para saber como seu corpo está e, principalmente, quais os limites na prática de exercícios que deverão ser preservados.

Esse é um erro muito comum, das pessoas saírem correndo na rua, sem nenhuma orientação. Gabriel Gomes dos Santos, profissional de Educação Física da ACM Esportes Centro, recomenda um trabalho de fortalecimento muscular para quem quer começar a correr, principalmente nas regiões das pernas e do tronco. “O esforço realizado por uma simples corrida de final de semana pode acarretar em diversas lesões articulares, musculares e ósseas, e somente um trabalho de reforço muscular poderá nos preparar para a carga física que iremos impor em nossos corpos”, afirma.

Algumas pessoas possuem facilidades para a realização de certas atividades em comparação a outras. Por isso, entender os limites e as mensagens de nosso corpo é fundamental para que possamos dar continuidade às atividades físicas realizadas no nosso dia a dia e alcançar nossos objetivos. “Devemos entender que nosso corpo funciona através de estímulos e recuperações, e que o caminho para chegar ao objetivo principal deve ser orientado individualmente e respeitado”, reitera Gabriel.

Há algo essencial para a continuidade: crie uma rotina de exercícios! É o mais importante, pois praticá-los esporadicamente não é indicado. Além disto, Gabriel também ressalta o quão importante é ter um treinamento físico global, que nos prepare para diversas ações, além de cuidar do corpo todo. Assim, aumenta nossa qualidade de vida, nossa disposição e nossa alegria!

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar