Dia do Acemista recebe atenção especial do Legislativo

Câmara de Vereadores será espaço de homenagens da ACM-RS

Agradecer e reconhecer o trabalho de todas as pessoas que colaboram ou já colaboraram com a Associação Cristã de Moços (ACM) na promoção da cidadania e da transformação social. Este é o objetivo da homenagem que o presidente da ACM-RS, Roco Antônio Cosenza Rímolo, irá fazer na Tribuna Popular da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, às 14 horas de 6 de junho (segunda-feira). A data é celebrada pelas ACMs do mundo todo como o Dia do Acemista (palavra que denomina os associados, voluntários e colaboradores da entidade), data reconhecida oficialmente pela prefeitura de Porto Alegre conforme Lei Municipal nº 8.205 de 16/09/1998.
O pronunciamento de Rímolo na Tribuna Popular faz parte da programação dos 110 anos da instituição no Rio Grande do Sul, que serão completados em 26 de novembro deste ano. Os acemistas também serão homenageados pelo Legislativo com a distinção de Honra ao Mérito de Porto Alegre no dia 7 (terça-feira), em uma sessão solene na Câmara de Vereadores seguida de coquetel, às 17 horas. Durante o evento, os associados jubilados receberão diplomas de honra ao mérito.

Uma exposição itinerante sobre a história da ACM-RS também poderá ser visitada na Câmara de Vereadores de 1º a 10 de junho. As fotografias, retiradas do arquivo histórico da associação, retratam fatos importantes da ACM-RS na comunidade gaúcha, como a comemoração do primeiro Dia das Mães no Brasil (realizada na capital pela ACM em 1918), as primeiras corridas de rua na cidade e torneios de esportes como voleibol e basquete.

Apenas em 2010, a ACM-RS formou mais de 700 pessoas – entre crianças, jovens e adultos – em suas unidades de ensino. Além disso, realiza anualmente mais de 1 milhão de atendimentos na área de Desenvolvimento Social.

Dia do Acemista

A data de homenagem aos colaboradores das ACMs ao redor do mundo é celebrada em 6 de junho, dia da fundação em Londres, Inglaterra, da Young Men Christian Association (YMCA) / Associação Cristã de Moços (ACM). A associação foi criada por um grupo de jovens, entre eles George Williams, durante a Revolução Industrial, para proporcionar aos trabalhadores das fábricas, que viviam uma rotina extenuante de trabalho, atividades educacionais e de assistência social.

Considerada a maior Organização Não-Governamental (ONG) do mundo, a instituição está presente nos cinco continentes, com 14 mil sedes localizadas em 130 países e mais de 45 milhões de membros. Durante os 167 anos de sua existência (a fundação ocorreu no ano de 1844), a ACM deu inúmeras contribuições para a humanidade, como a criação do vôlei, basquete e futebol de salão, além de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz em 1946.