Março Lilás

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores específicas, voltadas a informar ou conscientizar as pessoas sobre assuntos importantes relacionados à nossa saúde ou nossa sociedade? Saiba um pouco mais sobre o mês de MARÇO.

Março é destinado para a prevenção do câncer de colo de útero, com o movimento Março Lilás. Esse movimento, promovido pela Fundação Antonio Dino, traz ao período uma campanha de conscientização e combate à doença. O objetivo é proporcionar informação e estimular a população feminina para os cuidados da prevenção do câncer de colo de útero, sem contar o fato de alertar para os principais sintomas e sinais que fazem parte da enfermidade.

A escolha da cor lilás se deu por inspiração das sufragistas inglesas. O lilás, inclusive, ficou mais forte ainda com a retomada do movimento feminista nos anos 60 e, desde então, já é marcada como a cor da luta feminista. Já o mês foi escolhido por ser o que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Essa doença é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo, inclusive o Brasil. Ele é mais frequente em mulheres entre 45 e 49 anos de idade. Seu tratamento pode reduzir a mortalidade em até 80%. O maior fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Human (HPV), para o qual já existem vacinas. Mulheres com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos devem fazer o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, todos os anos.

Por isso, não deixe de cuidar de sua saúde, que é um dos bens mais precisos que podemos ter! Faça exames frequentemente, prevenir sempre é melhor do que remediar.

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar