Novembro Azul

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores específicas, voltadas a informar ou conscientizar as pessoas sobre assuntos importantes relacionados à nossa saúde ou nossa sociedade? Saiba um pouco mais sobre o mês de NOVEMBRO.

O foco do “Novembro Azul” é a população masculina: a conscientização para o exame de prevenção do câncer de próstata. Este mês foi escolhido porque o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro.

Esta enfermidade é a segunda que mais mata em todo o mundo, conforme o Ministério da Saúde. A iniciativa começou na Austrália, no ano de 2003, e seus maiores símbolos são a cor azul e o bigode. Além da conscientização, a campanha busca diminuir a resistência ao exame de toque, pois é um meio seguro e rápido de prevenção e identificação precoce no caso da existência da doença.

Para você ter uma ideia da importância do “Novembro Azul”, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que mais de 50% dos homens nunca foram ao urologista, muito por conta do preconceito com o exame. Além disso, a próstata é responsável por pelo menos 70% da produção do sêmen, fator que demonstra a importância do assunto também para a fertilidade.

A ACM se orgulha em fazer parte deste movimento, pois acreditamos que o acesso à informação e a prevenção são fundamentais para nossa saúde!

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar