O que comer para manter uma boa saúde?

Alimentação saudável é parte fundamental para quem quer ter uma boa qualidade de vida – você já deve ter ouvido esta frase, mas o que isso significa? É preciso abandonar aquelas comidas bem saborosas?

Você não precisa abandonar seus alimentos favoritos como pizzas, lasanhas, hambúrgueres, refrigerantes, entre outros. De vez em quando, não há problemas – o erro está em comê-los frequentemente. Mas é muito importante começar a pensar em aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes, aqueles que talvez não sejam tão regulares em seu dia a dia.

A nutricionista Kalinca Oliveira, parceira da ACM Esportes Centro nos programas de Saúde, reitera como essa diversidade de alimentos ajuda nosso corpo: “Ser saudável é manter o equilíbrio em tudo, pois assim todo o corpo irá funcionar bem e não haverá falta de vitaminas, por exemplo”. Kalinca mostra que restrições na alimentação não têm finalidade alguma, não sendo boas para nosso corpo (com exceção nas restrições por patologias), porque eliminar repentinamente um alimento ou grupo alimentar da dieta causa estresse corporal e, também, estresse psicológico. “Devemos nos fazer uma única pergunta: até quando farei isso? Pois estas restrições servem para retorno momentâneo, ou seja, quando voltarmos a consumir determinado alimento, o corpo irá armazená-lo de forma imediata, e assim retornamos ao antigo peso ou até mesmo agregamos mais”, afirma.

Por estes motivos, a nutricionista reforça a importância de escolher vários tipos de alimentos para manter a boa saúde: “A variedade de alimentos é muito importante para se ter uma alimentação saudável, pois é através dessa alimentação diferenciada que agregamos nutrientes à nossa saúde, sabendo que cada alimento predomina um nutriente diferente”.

Fica nosso desafio: que tal unir a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada em sua vida? Pode ter certeza que isso trará vários benefícios, como mais energia para seu dia, melhor autoestima, maior confiança, mais alegria, e muitos outros. Vamos juntos praticar saúde?

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar