Os benefícios da dança para nossa saúde

A dança é muito indicada na perda de peso, além de não ter nenhuma restrição de idade. Mas, além disso, quais são os benefícios de dançar?

Se você tem dificuldades em manter uma rotina de exercícios com atividades repetitivas, a dança é uma ótima alternativa para fazer bem à sua saúde, pois é uma atividade que você realiza com alegria, se divertindo, e sempre com novidades e ritmos variados. Além disso, a dança também promove aumento da flexibilidade e melhora na coordenação motora e na respiração. Somado a isso, como já foi dito, uma grande ajuda na perda de peso e diminuição da gordura corporal.

Conforme os professores de dança da ACM Esportes Centro, André Luiz Costa e Débora Brasil, a capacidade de gasto calórico desta atividade é alta: “Como atividade física, em ritmos mais intensos, chega a gastar 600 quilocalorias/hora, em média”, afirmam.

A dança também é terapêutica, principalmente nos aspectos afetivos e psicológicos, pois tem a capacidade de transformar um dia ruim num dia bom, além de aproximar e fazer as pessoas interagirem mais umas com as outras, trocarem experiências, conhecerem outros meios. Os professores André Luiz e Débora ressaltam que é essencial estar aberto a conhecer diferentes ritmos: “Todas as aulas são interessantes, de samba a funk, de zouke a zumba, não existindo assim uma melhor que a outra. O importante é que o estilo venha ao encontro ao interesse do aluno dentro da sua capacidade física.”

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar