Outubro Rosa

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores específicas, voltadas a informar ou conscientizar as pessoas sobre assuntos importantes relacionados à nossa saúde ou nossa sociedade? Saiba um pouco mais sobre o mês de OUTUBRO.

O câncer de mama é um dos que mais atinge mulheres em todo o mundo. Em busca da conscientização e prevenção desta doença é que existe o “Outubro Rosa”, o qual é um movimento mundial.

O símbolo da campanha é o laço cor-de-rosa, que existe desde meados dos anos 70, sendo popularizado na década de 90. A cor rosa surgiu desde a primeira Corrida da Cura, realizada em Nova York / EUA, incentivando a participação popular e de empresas na luta contra o câncer. O movimento no Brasil começou no ano de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

O Outubro Rosa é talvez a cor de mês mais conhecida no Brasil atualmente, e todo ano reúne milhares de pessoas apoiando as iniciativas. O lema da campanha deste ano é “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz.”

Além do incentivo à realização da mamografia, principalmente para mulheres acima de 50 anos, a iniciativa busca conscientizar sobre a importância do autoexame das mamas, ao tocá-las e observá-las em frente ao espelho. Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostra que mais de 60% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes.

A ACM-RS também faz parte desse movimento, buscando conscientizar as mulheres e também suas famílias por meio da informação e do debate, realizando ações em suas diferentes unidades para ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico para a prevenção.

 

Outubro rosa Postagem

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar