Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS

A busca pelos direitos sociais com um atendimento continuado, permanente e planejado

Formar cidadãos através de uma atuação global envolvendo educação, lazer, esportes, saúde, alimentação, capacitação profissional, convivência e orientação social, voluntariado e liderança, além do desenvolvimento das famílias e da comunidade, são características do trabalho que é desenvolvido pela Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS (ADS). Fazem parte deste trabalho as unidades ACM Cruzeiro do Sul, ACM Morro Santana, ACM Vila Restinga e ACM Esteio, e os projetos especiais Bolsa Escola Acemista, Projeto Borboleta e Programa Petrobras Criança ACM.

Procuramos garantir que todos, sem distinção, tenham as OPORTUNIDADES necessárias para desenvolver seus potenciais e, com isso, mudar suas realidades e perspectivas. A partir dessa transformação, um FUTURO MELHOR é possível, e essas pessoas passam a ser AGENTES DE MUDANÇA também em suas famílias e comunidades.

 

Confira o vídeo da apresentação do Relatório Social da ADS (2015/2016):

 

PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA

Nossa atuação educativa está fundamentada em olhar o universo da criança e do adolescente a partir do paradigma do desenvolvimento humano. Acreditamos em valorizar o potencial, criar oportunidades e preparar as pessoas para fazerem escolhas.

As ações destinadas às crianças e aos adolescentes transitam para o campo da educação integral e deixam de ser ações compensatórias de suas supostas carências. Com isso, o trabalho é organizado em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão os pilares do conhecimento:

icone-ser

Aprender a SER (desenvolvimento de competências pessoais)

Competência pessoal que inclui desenvolver identidade, autoestima, autoconceito, autoconfiança, querer ser, plenitude humana.

icone-conviver

Aprender a CONVIVER (desenvolvimento de competências sociais)

Conviver é relacionar-se, aprender a comunicar-se, aprender a interagir, aprender a se cuidar, aprender a cuidar do lugar aonde viemos, aprender a valorizar o saber social.

icone-fazer

Aprender a FAZER (desenvolvimento de competências produtivas)

Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo; interpretar dados; domínio da lecto-escritura; capacidade de descrever, analisar e interpretar dados, fatos e situações.

icone-conhecer

Aprender a CONHECER (desenvolvimento de competências cognitivas)

Aprender a aprender; ensinar o ensinar; conhecer o conhecer.

Desta forma, procuramos trabalhar com educação no sentido pleno. Nossos projetos sociais possuem um compromisso de garantir o atendimento continuado, permanente e planejado, com prestação de serviços dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, atuando, também, na defesa e garantia de direitos.

 

UNIDADES DA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Conheça um pouco mais sobre as unidades que fazem parte da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS e o trabalho que desenvolvemos para ajudar milhares de crianças, jovens e suas famílias, a transformarem a si e às comunidades onde residem:

ads_cruzeiro ads_morro ads_restinga ads_esteio

 

BASE DE TRANSFORMAÇÃO

Para atingir nossa missão e atuarmos na transformação da sociedade, promovemos diversas atividades que buscam o desenvolvimento do potencial e geração de oportunidades, especialmente de crianças e jovens. As atividades de cada unidade são apresentadas em suas páginas específicas, porém todas elas são distribuídas nos campos de atuação que são a base da Metodologia da ACM-RS para a transformação social:

icone-esportes

Transformando a Sociedade pelo Esporte

O esporte educacional não é seletivo nem hipercompetitivo, desenvolvendo HABILIDADES e COMPETÊNCIAS para além do aprendizado das técnicas e gestos, visando o desenvolvimento integral do indivíduo através de conhecimentos relacionados à saúde, cidadania, cultura, comunidade e protagonismo juvenil. O esporte contribui para a inserção social de crianças e adolescentes como indivíduos que compartilham decisões que afetam a sua vida e da comunidade, e PROMOVE VALORES como respeito às diferenças, tolerância, solidariedade, entre outros.

icone-educacao

Transformando a Sociedade pela Educação

A atuação educativa das Unidades e Projetos Sociais da ACM-RS está fundamentada em olhar o universo da criança e do adolescente a partir do paradigma do desenvolvimento humano. Trabalhamos na valorização do potencial dos jovens, na criação de oportunidades, preparando-os para fazerem as suas escolhas. Cremos que é através do CONHECIMENTO, aliado a VALORES ÉTICOS, que podemos gerar IMPACTOS POSITIVOS em nossa vida e também na vida das pessoas que nos cercam.

icone-assistencia

Transformando a Sociedade pela Assistência Social

Através da Assistência Social, atuamos na DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS, através do atendimento individual dos educandos das unidades e projetos sociais da ACM-RS, de atendimentos e trabalhos em grupos e, também, do atendimento aos famíliares, prevenindo a ruptura de vínculos. Estas ações têm caráter PREVENTIVO, PROTETIVO e PROATIVO, incluindo ações de mobilização comunitária e de geração de renda.

icone-juventude

Transformando a Sociedade pela Juventude

Temos o objetivo de transformar as crianças e adolescentes atendidos em nossas unidades em cidadãos ativos e conscientes de seu papel na sociedade. Para isso, promovemos atividades focadas no desenvolvimento pessoal e protagonismo juvenil, bem como a inserção no mercado de trabalho, buscando oportunidades que possibilitem o enfrentamento à falta de acessos enraizada nas comunidades e que gerem novas e boas possibilidades, onde a qualidade de vida seja fundamental e a inserção no mercado do trabalho seja uma realidade.

CONHEÇA ALGUNS DOS IMPACTOS DE NOSSO TRABALHO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Buscamos constantemente qualificar o gerenciamento de nossas ações, a partir do acompanhamento de indicadores. Os resultados do último ano são expostos a seguir, demonstrando o impacto e a transformação social realizada pela ACM no Estado do Rio Grande do Sul.

 

2.108

FAMÍLIAS ATENDIDAS (2016)

952.676

ATENDIMENTOS (2016)

227

ALUNOS BOLSISTAS (2016)

86%

APROVEITAMENTO ESCOLAR (2015)

89%

SATISFAÇÃO DAS FAMÍLIAS ATENDIDAS (2015)

107

COLABORADORES

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.