Atendimento Familiar, Acompanhamento Psicossocial e mais

Defesa e garantia de direitos através do atendimento individual, em grupo e das famílias dos educandos

Os projetos sociais da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS executam atendimento continuado, permanente e planejado, com prestação de serviços dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, atuando, também, na defesa e garantia de direitos, por prestar serviços e executar projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos sociais.

Entre as principais propostas da Política de Assistência Social estão:

Desempenhar as atividades profissionais com eficiência e responsabilidade

Estabelecer compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população

Possibilitar as crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos espaços de convivência através de atividades grupais, capacitações e inclusão produtiva

Participar da rede de atendimento e demais conselhos, articulando e democratizando o acesso aos projetos, programas e serviços

SERVIÇO DE ATENDIMENTO FAMILIAR

Na ACM Cruzeiro do Sul, o Serviço de Atendimento Familiar (SAF) tem o objetivo de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O trabalho desenvolvido, por ser de proteção social básica, tem como diretriz a promoção de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo e funciona como uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atuando praticamente com as
mesmas ações. O SAF surge a partir da identificação do baixo número de CRASs em Porto Alegre (22 atualmente) e, na ACM-RS, é o serviço responsável pelo acompanhamento das famílias da região, incluindo as beneficiadas dos programas sociais.

ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL

O Acompanhamento Psicossocial está presente em todas as Unidades da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS. É um serviço oferecido por profissionais da Psicologia e Serviço Social e tem como compromisso o ingresso e acompanhamento das crianças e adolescentes nos programas da instituição, com atendimentos individuais de jovens e crianças, de atendimentos e trabalho em grupo e, por fim, atendimento aos familiares destes atendidos nas unidades da ADS.

GRUPO DE GERAÇÃO DE RENDA

Há mais de 5 anos, a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS vem fomentando, em suas unidades, a ideia de mobilização comunitária e geração de renda. Considerando a falta de alternativas e ciclo de opressão presente nas comunidades em que a ADS atua, o Geração de Renda surge com a proposta de potencializar as famílias da comunidade através do empreendedorismo solidário, com o acompanhamento de uma equipe de trabalho. Os grupos, na ACM Cruzeiro do Sul e ACM Morro Santana trabalham com artesanato, produção de trufas, decoupage e biscuit.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Na ACM Vila Restinga Olímpica, os módulos de Capacitação Profissional são bastante específicos e estendidos à comunidade em geral. O curso de Informática atende a partir dos 14 anos, sem limite de idade. Da mesma forma, o curso de Capacitação em Gastronomia atende a partir dos 18 anos, também sem limite de idade. O objetivo destes cursos é a real inserção da comunidade no mercado de trabalho.

TERCEIRA IDADE

Na sociedade atual, marcada pelas urgências e a rápida adesão às tecnologias, a figura do idoso sofre por exclusão. Considerando esses apontamentos, a ACM Cruzeiro do Sul, na perspectiva de descaracterizar esses dados, trabalha com idosos no Grupo de Terceira Idade e tem como objetivo central o desenvolvimento de atividades que colaboram no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, fortalecimento de vínculos familiares e convívio comunitário, bem como na prevenção de situações de risco social.

COMO ISSO AUXILIA NA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA DE CRIANÇAS E JOVENS

Oportunizar o direito a autonomia e protagonismo de jovens, crianças e suas famílias

Gerar oportunidades

Promover inclusão de crianças e jovens

Proteção às famílias

Desenvolver famílias educadoras

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3266.6200