Trabalho Educativo, Coletivo Coca-Cola, Formação de Líderes e mais

Formar cidadãos como agentes de transformação da sociedade

Na realidade brasileira, cresce continuamente o contingente de jovens ameaçados que tem violados os seus direitos como cidadãos.

Percebe-se que a inclusão social desses jovens deve se consolidar através de oportunidades que tenham a promoção da cidadania e a descaracterização das contradições da sociedade como objetivo central. Oportunidades que possibilitem o enfrentamento à falta de acessos enraizada nas comunidades e que gerem novas e boas possibilidades, onde a qualidade de vida seja fundamental e a inserção no mercado do trabalho seja uma realidade.

Na primeira década dos anos 2000, cerca de 35 milhões de jovens faziam a composição da população de 15 a 25 anos. Dessa grande faixa, cerca de 40% viviam na situação de extrema pobreza, tendo renda per capita de meio salário mínimo por mês. Boa parte desses jovens, cerca de 30%, abandona os estudos conforme a idade avança.

Considerando os dados acima apontados, a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS trabalha para a transformação dessa realidade. Os projetos voltados para o público jovem têm foco no desenvolvimento pessoal e protagonismo juvenil, bem como a inserção no mercado de trabalho.

As atividades que ocorrem nas unidades da ACM são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de esportes, nutrição, pedagogia, psicologia e serviço social, sendo estes elementos importantes no trabalho e processo de formação dos jovens atendidos pela ACM.

Voluntariado, Liderança e Empoderamento Jovem

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Orientação Profissional e Trabalhabilidade

TRABALHO EDUCATIVO

Na ACM Cruzeiro do Sul e na ACM Morro Santana, o Trabalho Educativo é o serviço que atende os jovens e tem como foco o desenvolvimento pessoal, protagonismo juvenil e a aproximação do mundo do trabalho. A ACM-RS, pensando em incrementar este serviço, adere aos programas de empreendedorismo da Junior Achievement e de formação profissional do CIEE-RS, a fim de potencializar e qualificar os jovens atendidos

COLETIVO COCA-COLA

Também na unidade ACM Cruzeiro do Sul, o Programa Coletivo Coca-Cola, desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, tem como foco a qualificação profissional e real inserção dos jovens da comunidade no primeiro emprego. Os encaminhamentos ao emprego se dão pelo contato com as empresas parceiras da Vonpar e Coca-Cola.

JOVENS DE RESPONSA

Na ACM Vila Restinga Olímpica, o Programa Jovens de Responsa, desenvolvido em parceria com a Ambev, tem como foco a inibição do uso do álcool por menores de 18 anos e o consumo consciente por maiores de idade. Usando de metodologias artísticas, culturais e inovadoras, o programa tem como principais
multiplicadores os próprios jovens envolvidos com o processo.

FORMAÇÃO DE LIDERANÇA ACEMISTA

Todas as unidades da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS trabalham com o Programa de Formação de Liderança Acemista, que tem como foco a promoção da história da ACM/YMCA no mundo e o desenvolvimento de jovens protagonistas e atuantes como agentes de transformação na sociedade.

COMO ISSO AUXILIA NA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA DE CRIANÇAS E JOVENS

Contemplar o desenvolvimento humano através da educação, esporte e saúde

Formar cidadãos

Desenvolver a autonomia nos jovens

O esporte como facilitador na inserção social de crianças e jovens

Fortalecer o conhecimento

Gerar oportunidades

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3266.6200