Educação Infantil, Cidade Escola e SCFV

Criar oportunidades valorizando o potencial das crianças e jovens

A educação no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e desdobrada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A principal meta do PDE é promover um processo de
educação básica de qualidade. Para que isso se torne uma realidade, o PDE aponta a necessidade do envolvimento da família, criança/jovem, educadores, escolas e sociedade da civil em todos os processos
educacionais (educação infantil, escolas, ONGs), a fim de trabalhar a permanência da criança e adolescente nos espaços educativos.

A Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS acredita na construção de espaços educativos em que a Ética Restaurativa, a Cultura de Paz e o Diálogo sejam ações e práticas concretas. Fazendo referência aos
4 Pilares da Educação, segundo a UNESCO (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver), desenvolvem-se processos de ensino e aprendizagem em que a educação atua como um meio libertador, construindo crianças e jovens fortes, famílias fortes e comunidades fortes (“We build strong kids, strong families, strong communities” é um dos lemas da ACM/YMCA no mundo).

EDUCAÇÃO INFANTIL

Na ACM Cruzeiro do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), a Educação Infantil é o programa responsável pelo atendimento de mais de 212 crianças da Vila Cruzeiro e regiões adjacentes. Oferecer com qualidade esse serviço, que é a primeira etapa da Educação Básica, é compromisso da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS. As crianças e familiares contam com apoio pedagógico, nutricional e também com o acompanhamento do serviço social e psicologia da instituição.

CIDADE ESCOLA

O Programa Cidade Escola, também desenvolvido em parceria com a SMED, ocorre na ACM Cruzeiro do Sul e na ACM Vila Restinga Olímpica. Tem como objetivo principal, no turno inverso ao escolar, promover atividades de esporte e recreação, bem como possibilitar ações que colaborem no rendimento escolar, potencializando-o com atividades de letramento e numeramento, ludicidade/corporeidade e reforço escolar.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é desenvolvido em todas as unidades da Área de
Desenvolvimento Social da ACM-RS. Essa modalidade oferece atividades de esporte, recreação, letramento e numeramento, dança e artes visuais, e conta com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, profissionais de educação física, serviço de nutrição e apoio psicossocial.

EVENTOS E ATIVIDADES ESPECIAIS

Para fomentar o gosto pelo ensino e pela cultura, aumentando o envolvimento das crianças e jovens nas atividades pedagógicas, as unidades da ADS desenvolvem diversas atividades e eventos especiais, como o Passa ou Repassa, o Soletrando, a Mostra de Artes, a Mostra de Dança, entre outros.

COMO ISSO AUXILIA NA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA DE CRIANÇAS E JOVENS

Preparar o indivíduo para criar suas oportunidades e fazer escolhas

Promove a ascensão de conhecimentos e cultura de crianças e jovens

Desenvolvimento intelectual e social

Criação de uma identidade, autoestima e autoconfiança

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3266.6200