Projeto de Intercâmbios Culturais Acemistas

Um mundo experiências culturais e pedagógicas

O projeto de Intercâmbios Culturais Acemistas tem como objetivo proporcionar aos alunos do Colégio ACM a riqueza de experiências culturais e pedagógicas diversificadas. Com início na Educação Infantil, o nosso aluno vivencia diferentes experiências, adequadas para sua faixa etária e alinhadas com o projeto pedagógico do ano letivo.

Os intercâmbios mantêm o conceito dos acampamentos educativos, criados pela ACM da Noruega em 1855. Garantia de uma experiência que será guardada para toda a vida por seu filho, e que ajudará a ampliar horizontes e o entendimento do mundo, desenvolvendo a autonomia, criatividade, respeito às diferenças e diversos outros valores importantes na formação do cidadão.

Tudo isso entre diferentes ACMs, garantindo todo o acompanhamento, qualidade do programa desenvolvido e segurança, para o melhor aproveitamento desta experiência.

Acampamentos educativos

Criado na ACM da Noruega em 1855, o acampamento é organizado com método educativo que proporciona aos seus participantes oportunidades para recreação, trabalho comunitário e vida social em contato com a natureza. O objetivo é educar integralmente o indivíduo de qualquer idade, equilibrando atividades físicas, intelectuais e cristãs.

EXPERIÊNCIA QUE TRANSFORMA

As atividades são programadas por faixa etária, respeitando uma ordem de atividades que, no decorrer dos anos, desenvolve diferentes habilidades e atitudes nos alunos:

Educação Infantil

Acantonamento Corujão: as crianças exercitam sua autonomia e confiança ao permanecer na atividade em horário estendido, mas ainda sem pernoitar.

Acantonamento Temático: as crianças participam de atividades dirigidas e pernoitam na ACM.

Ensino Fundamental – Séries Iniciais

1º ano – Acantonamento Temático: as crianças participam de atividades dirigidas e pernoitam na ACM.

2º e 3º ano – Acampamento Rincão do Coelho – Canela (ACM Região das Hortênsias): Fundado em 1955, o Acampamento Rincão do Coelho proporciona diversão e lazer em contato com a fauna e a flora nativa. O Rincão ocupa uma área de 11 hectares sem poluição, com muito verde em meio à floresta de Araucárias.

4º e 5º ano – ACM Tramandaí: esta unidade está situada a 118 km de Porto Alegre e é voltada para o lazer e entretenimento de todos os visitantes em contato com a natureza e o mar. Além das atividades desenvolvidas pelo acampamento, os alunos visitam o  Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos).

Ensino Fundamental – Séries Finais

6º ano – Missões: nossos alunos visitam a região das Missões Jesuíticas, aprofundando conteúdos que envolvem temas como a imigração, diversidade cultural e geografia. São
Miguel das Missões está localizada a 460 km de Porto Alegre. O local mostra o cenário da história onde jesuítas criavam comunidades com a finalidade de catequizar índios. O local é um verdadeiro passeio pela história.

7º e 8º ano – Santana do Livramento (ACM Fronteira): a unidade acemista de Santana do Livramento está situada na Fronteira Oeste do Estado. É a oportunidade de conhecer e vivenciar a integração entre Brasil e Uruguai, tendo contato com diferentes culturas que convivem em harmonia na Fronteira da Paz.

9º ano – Acampamento ACM Uruguai (Montevidéu, Artigas e Colônia do Sacramento): Montevidéu, no Uruguai, conta com parques, praias, rica gastronomia, museus e arquitetura antigas. É um ótimo local para vivenciar a cultura do país vizinho e conhecer um pouco mais sobre a história do nosso Conesul.

Ensino Médio

1º ano – Acampamento ACM Uruguai (Montevidéu, Artigas e Colônia do Sacramento): Montevidéu, no Uruguai, conta com parques, praias, rica gastronomia, museus e arquitetura antigas. É um ótimo local para vivenciar a cultura do país vizinho e conhecer um pouco mais sobre a história do nosso Conesul.

2º e 3º anos – Acampamento Rincão do Coelho – Canela (ACM Região das Hortênsias):  encerramento do ciclo de Intercâmbios Culturais ocorre novamente no acampamento da ACM-RS, em Canela.

Intercâmbios especiais (opcionais, de acordo com a demanda)

Acampamento Escola YMCA Panamá (Cidade do Panamá): fundado em de 1519, o Panamá é uma das capitais mais antigas da América. A cidade foi o ponto de partida para as expedições de conquista do Império Inca, e foi um ponto de parada nas rotas comerciais mais importantes da história do continente americano. Atualmente, o Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, é a principal rota marítima das Américas. Interagindo com os alunos da Escola YMCA Panamá, nossos jovens vivenciam aulas do currículo panamenho, com ênfase na língua espanhola.

Acampamento YMCA Orlando / Disney (Orlando – EUA): a ACM de Orlando está localizada no coração da cidade, na Flórida, e conta com os mais variados programas de desenvolvimento jovem. Possui, ainda, o acampamento Wewa YMCA Camp, além de estar muito próximo dos parques temáticos da Universal Studios e Walt Disney World.

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.