Setembro Amarelo

Você sabia que todos os meses do ano possuem cores específicas, voltadas a informar ou conscientizar as pessoas sobre assuntos importantes relacionados à nossa saúde ou nossa sociedade? Saiba um pouco mais sobre o mês de SETEMBRO.

“Falar é a melhor solução”. Este é o lema que faz alusão ao tema do suicídio, no “Setembro Amarelo”. Sabe-se que o suicídio é um grande tabu a ser quebrado, tanto pela população, quanto pela imprensa, até porque pouco tem se debatido a respeito do tema. A cor amarela se deve ao fato dela representar vida, alegria e luz, que é exatamente o que a campanha quer dar valor.

O maior objetivo da campanha é a prevenção do suicídio, além de alertar a população sobre a realidade no mundo inteiro, por meio de debates e da divulgação do tema, com boa profundidade. Isso é feito por meio de identificação em locais públicos ou até mesmo particulares da própria cor amarela, além de uma grande gama de informações a respeito.

Esse mês foi escolhido porque no dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Para se ter uma ideia, no Brasil, cerca de 30 pessoas se matam por dia, segundo dados oficiais. Se analisarmos no mundo todo, são mais de 800 mil pessoas que tiram suas próprias vidas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, OMS. As maiores vítimas são os jovens, por diversos motivos.

É preciso que fiquemos atentos aos sinais que as possíveis vítimas dão. Desde momentos de tristezas constantes e duradouras, até sentimentos de culpa frequentes, perda de interesses pelas atividades habituais que faz.

Na ACM, damos prioridade e total valor à vida, até porque este é o presente mais precioso que podemos ter. Nosso cuidado com a vida de cada pessoa é intenso, e o que mais queremos é transformar positivamente a vida de todo mundo, principalmente de quem mais precisa!

 

Setembro Amarelo

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar