Você conhece a origem do Dia de Finados?

Anualmente, o dia 2 de novembro representa a celebração do Dia dos Finados, marcado por orações e homenagens aos nossos entes queridos que já se foram. Mas afinal, como que surgiu essa data?

Analisando-se etimologicamente a palavra “finados”, ela vem do latim “finis”, que quer dizer fim, término. Em inglês, o dia temático recebe a expressão “All souls’ Day”, que traduzido, fica “Dia de Todas as Almas”. Praticamente todas as religiões, desde a Pré-História, têm um dia específico para a memória dos mortos. Cada uma faz as homenagens conforme suas crenças a respeito de morte e vida. O certo é que o respeito por quem não está mais entre nós é o que sempre prevalece.

A popularização deste costume aconteceu no ano de 998, quando o monge beneditino Odilo de Cluny determinou que todos os membros de sua abadia fizessem preces pelos falecidos. Foi uma tradição que nasceu na França e se propagou na Europa, até a data ser oficializada pelos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. A escolha pelo dia 2 de novembro se deu por volta do século XIII, quando a Igreja estabeleceu esta data por suceder o Dia de Todos os Santos (1º de novembro).

A área de necrópole da ACM-RS tem um grande cuidado em todos os detalhes nessa data. O Cemitério Ecumênico João XXIII (Porto Alegre) e o Cemitério e Crematório Ecumênico Parque das Araucárias (Canela) desenvolvem uma programação especial para acolher os visitantes e reverenciar a memória de seus entes queridos. Mais do que um momento de homenagens, Finados é uma excelente oportunidade para estimular que as pessoas reflitam sobre a valorização da vida.

Para mais informações, acesse os sites www.cemiteriojoao.com.br ou www.cemiteriodasaraucarias.com.br