4º Festival de Futebol 3 Tempos e Conferência Internacional de Futebol para Desenvolvimento




Sobre o 4º Festival de Futebol 3 Tempos

Desde 2007, a Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) tem utilizado, de forma pioneira no Estado, uma metodologia inovadora para a prática de futebol, unindo o esporte ao resgate de valores: o Futebol 3 Tempos.


Devido a sua facilidade e fascínio mundial, o futebol, com suas regras simples porém empolgantes, o baixo custo dos materiais necessários a sua prática e a praticidade para formar uma equipe, o torna o esporte ideal para o desenvolvimento humano e social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ligada às redes mundiais Streefootballworld e Football for Hope FIFA, a ACM-RS tem trabalhado nesses anos implantando a metodologia em suas unidades de desenvolvimento social, presentes na Vila Cruzeiro, Morro Santana, Vila Restinga e Esteio, além de disseminar a prática em outras instituições, de forma municipal, estadual e federal.


Baseada nos 4 Pilares da Educação da UNESCO, os 7 anos de prática do Futebol 3 Tempos na ACM-RS já envolveu milhares de participantes, dezenas de instrutores capacitados, participações e organização de diversos eventos em nível estadual, nacional e internacional, gerando bons frutos.


Nesses anos, a ACM-RS verificou resultados expressivos no aumento de participação das oficinas dessa prática, gerando transformação social a partir do aumento na satisfação e envolvimento das famílias, do aumento no aproveitamento escolar das crianças e jovens atendidas no projeto e na alteração de comportamentos danosos, com diminuição de conflitos e a propagação de valores como o respeito, a tolerância e uma vida saudável.


Isso tudo, aliado à facilidade da prática em relação a custos e locais para seu desenvolvimento, nos mostram o quanto a metodologia do Futebol 3 Tempos tem a agregar no desenvolvimento humano e formação de cidadãos.


Sobre a  Conferência Internacional de Futebol para Desenvolvimento

Horário: 9h30min às 17h
Local: Parque Marinha do Brasil (Av. Borges de Medeiros, 2035 – Praia de Belas, Porto Alegre – RS, 90110-150)


Na Conferência serão apresentados painéis sobre Futebol e Desenvolvimento, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Legado Social da Copa, com a participação de organizações que pertencem a rede Streetfootballworld no mundo todo.

O evento acontece no contexto da 3ª Assembleia Geral da rede Streetfootballworld  global.


Trata-se do principal encontro bianual das mais 100 organizações que trabalham com futebol para desenvolvimento do mundo. Durante três dias, a Assembleia Geral recebe oficinas, reuniões e atividades práticas e promove a troca de experiências e conhecimento entre essas instituições. O Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, servirá como referência ao conteúdo discutido no encontro.