Abertura do Programa Miniempresa na ACM Cruzeiro do Sul


A ideia foi estender aos adolescentes o convite para participarem do Programa Miniempresa. E o convite foi aceito! O programa proporciona aos jovens a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais. Os jovens aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.



Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “Aprender-fazendo”, em que cada participante se converte em um miniempresário.


Atividades

Objetivos educacionais

Conceitos e habilidades

O papel da livre iniciativa

Trabalhar o conceito de empresa e suas origens, os valores sociais da livre iniciativa, enfatizando os tipos de empresa. Mostrar que, a partir de uma necessidade, se produz bens que geram satisfação.

Importância da economia de mercado e as responsabilidades do empreendedor.

Estudo de viabilidade e pesquisa de mercado

Promover uma tempestade de ideias – brainstorming – entre os achievers sobre um produto a ser pesquisado, fabricado e vendido pela miniempresa.  

    Produto.

    Matéria-prima.

    Concorrência.

    Atributos socioambientais de produtos e serviços.

Nome para a miniempresa

Conscientizar sobre a importância de um nome que inspire confiança e credibilidade.

    Compromisso com empresas de sucesso.

   Credibilidade.

Captação de recursos

Determinação de capital inicial

Custos operacionais do negócio.

Capitalizar a miniempresa através da venda de ações, determinação de custos operacionais, ponto de equilíbrio e preço de venda.

    Preço de venda.

   Custos fixos.

    Lucro.

    Margem de contribuição.

    Ponto de equilíbrio.

    Venda de ações.

    Conta bancária.

    Argumentação nas negociações.

Organograma de uma miniempresa.

Mostrar como funcionam as quatro principais áreas de uma empresa: marketing, finanças, recursos humanos e produção.

    Funções e responsabilidades.

    Hierarquia de cargos: marketing, finanças, recursos humanos e produção.

Escolha da diretoria da miniempresa

Apresentar as funções de presidente e diretores das

quatro áreas da miniempresa, salientando suas

responsabilidades.

    Eleição.

    Presidência.

    Diretoria.

    Estatuto.

Preenchimento de formulários de controle

Controlar a presença nas jornadas, fluxo de caixa, compra de matéria-prima, controle de estoque, vendas e produção.

    Registros e controles de impostos.

   Planejamento.

    Acompanhamentos.

    Estratégias operacionais.

Estágio com treinamento nas quatro áreas da miniempresa

Proporcionar troca de informações e conhecimento da empresa como um todo.

    Nivelamento de responsabilidades.

    Tomada de decisões.

    Reciclagem de conteúdos.

    Avaliação dos processos.

Reuniões de diretoria da miniempresa

Integrar as áreas, objetivando consenso nas tomadas de decisões. Avaliação dos resultados do trabalho. Planejamento das ações.

    Relacionamento interpessoal.

    Responsabilidade.

    Compromisso.

    Revisão de metas.

    Planejamento.

    Avaliação de desempenho.

Fabricação de um produto

Fabricar um produto, consciente das normas de segurança, controle de metas de produção e qualidade, dos riscos e do sucesso de um negócio.

    Produção.

    Estoque.

    Qualidade.

    Compra e venda.

    Comissões.

Recolhimento de impostos

Mostrar os compromissos legais da empresa, referentes aos encargos e impostos, não sendo pagos ao governo, mas doados a uma instituição beneficente.

    Compromisso social.

    Leis.

    Encargos percentuais.

    Impostos percentuais.

Participação nos eventos complementares ao Programa

Envolver o participante em atividades como Rodada de

Palestras com empresários e feiras.

    Trabalho em equipe.

    Negociação.

    Saber ouvir.

    Autodesenvolvimento.

    Motivação.

Retorno do capital investido

Devolver aos acionistas o valor investido como capital inicial, juntamente com os dividendos.

    Rentabilidade.

    Lucratividade.

    Produtividade.

    Faturamento.

Encerramento das atividades

Exercitar o entendimento do Programa através da montagem de um relatório final que descreva o processo de desenvolvimento da miniempresa.

    Resultados.

    Avaliação de metas.

    Demonstrativos.

    Auto-avaliação e aprendizado.