ACM Esportes Centro realiza sexta edição do Acampamento Jovem de Verão

Encontro, que aconteceu na ACM Tramandaí, foi marcado por momentos de diversão, companheirismo e aprendizado

A ACM Tramandaí sediou a sexta edição do Acampamento Jovem de Verão, que reuniu 34 participantes de todas as idades. Realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2022, o encontro contou com a participação das associadas Ana Karina Gonzalez, Gisele Han e seus familiares, que se disponibilizaram voluntariamente para serem responsáveis pela alimentação dos acampantes. O encontro foi conduzido por Bruno Oliveira, profissional do Departamento de Jovens e Curso de Liderança da ACM Esportes Centro, além dos líderes formados. Eles, inclusive, foram responsáveis por serem os “padrinhos” da casa. Ou seja, tiveram a missão de apresentar a história de cada equipe, dos batizados e a execução das atividades.

O evento também contou com auxílio do profissional Miguel Castro, que é referência nos programas de verão da ACM Tramandaí. Já a coordenação do acampamento foi na responsabilidade de Renan Vieira Rodrigues, coordenador técnico da área de esportes e departamento de jovens da unidade 01. Na manhã de sábado, o Acampamento Jovem de Verão recebeu a visita do voluntário Cristiano Ristov, membro da Diretoria da ACM-RS. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido com os jovens em tempos de distanciamento social e exaltou a capacidade da instituição de promover um evento de forma segura, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários determinados pela secretaria de saúde do Rio Grande do Sul.

Concretizando a inserção do sistema  de equipes através de “casas”, foi realizada uma cerimônia de batismo conduzida pelos Jovens Líderes Acemistas: Eduardo Clos (Fênix), Isabel Lampert Gruginskie (Centauro), João Vitor da Rosa (Kraken), Giovanna de Paula (Kraken) e Matheus Meneghetti (Dragão). Este último foi selecionado para, a partir de junho, participar do programa de Intercâmbio acemista. Ele  estará realizando a atividade de monitoria no YMCA Camp Cullen, que fica em Houston, nos Estados Unidos.

Os acampantes foram divididos de acordo com características de personalidade de cada indivíduo. Nesses grupos eles também aprenderam as canções e gritos de guerra, conforme acontece no YMCA Camp Cullen.

A divisão das equipes ficou assim:  

  • Fênix: representando paixão, autoconfiança, fidelidade e força do coração. 
  • Centauro: simbolizando força, conhecimento e grande coração. 
  • Dragão: significando lealdade, integridade, gentileza e coração valente. 
  • Kraken: personificando raízes, coragem, expansão e apreço pelas águas. 

Sábado à noite os acampantes participaram da festa Balada Jovem à Fantasia, que contou com muita música, alegria e integração. Logo em seguida foi realizada a tradicional “Fogueira dos Corações Abertos”, que é o momento mais emocionante e aguardado do encontro. A Fogueira da Amizade, ou Fogueira dos Corações Abertos é um momento indescritível do qual as crianças entregam uma folhinha verde ao melhor amigo conquistado no Acampamento e jogam um graveto no fogo, alimentando a fogueira. Tudo isso é feito em homenagem às pessoas mais queridas de suas vidas: pai, mãe, avós. Eles externaram seus sentimentos mais profundos. Foi uma ocasião de encontro intenso consigo mesmo e com Deus, que certamente marcou seus corações.  

A missão da ACM é cumprida em sua plenitude quando, além de apenas reunir, une as pessoas e os ajuda a colocar em prática valores de fraternidade, tolerância, respeito, solidariedade, amor ao próximo. O Acampamento Jovem de Verão os ajudou a entender mais o sentido de servir ao próximo, a sociabilidade, a convivência fraternal em família. Tudo isso num grupo de pessoas que, inicialmente, nem se conheciam, mas que durante esses dias se tornam grandes amigos para sempre.

Na madrugada de sábado para domingo, os jovens despertaram às 04h da manhã para apreciar o nascer do sol. No domingo, antes do almoço, foi revelada com muita festa a grande campeã do 6º Acampamento Jovem de Verão. 

1º Fênix = 750 Pontos. 

2º Centauro = 725 Pontos.

3º Dragão = 625 Pontos.

4º Kraken = 600 Pontos. 

Após o almoço foi realizada a brincadeira mais pedida, a Lona de Sabão. Ela encerrou com chave de ouro o acampamento.

Temos a plena convicção que nossa missão de ser um agente de transformação foi cumprida. Foram três dias de intensa imersão através de gincanas e momentos de integração, com o objetivo de desenvolver e estimular a capacidade de liderança, interação e amizade de cada participante. Tudo isso através de quatro valores básicos: honestidade, solidariedade, respeito e responsabilidade.

Você também pode conhecer e ser hospedar no local onde foi feito Acampamento Jovem de Verão. Basta clicar neste link e conversar conosco pelo WhatsApp.

Veja algumas imagens da sexta edição do Acampamento Jovem de Verão.