ACM-RS recebe homenagem na Câmara Municipal de Porto Alegre por introduzir o Dia das Mães no Brasil

Na ocasião, os presentes também puderam conhecer um pouco mais sobre a história da ACM-RS  

A ACM-RS participou, na tarde da última segunda-feira, 02 de maio, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da solenidade em homenagem ao Dia das Mães, que será celebrado no dia 8 de maio. A instituição, que foi responsável pela introdução desta comemoração em solo brasileiro, recebeu os parabéns dos vereadores pelo empenho na propagação da data e pelos trabalhos desempenhados em prol da sociedade porto-alegrense.  

Estiveram presentes na homenagem o presidente da ACM-RS, Enio Roberto Gonçalves Ferreira, a primeira vice-presidente, Bernadete Maria Franco Cunha, o secretário-geral da ACM-RS, José Ricardo Calza Caporal, a Coordenadora da Comissão de Eventos da ACM-RS, Maria Inês Ribeiro Shultz, os voluntários Carina Gut Nassif, Claudio Lupinacci, Candida Gianoni de Freitas e colaboradores da ACM-RS.  

A homenagem teve início com o discurso feito pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Idenir Cecchim. Ele salientou a importância da figura materna na sociedade e elogiou os trabalhos feitos pela ACM-RS ao longo dos seus 120 anos de presença no nosso Estado. Em seguida, os vereadores e vereadoras se manifestaram em seus discursos a respeito do legado deixado pelas mães na vida dos filhos e também parabenizaram a instituição.

O presidente da ACM-RS, Enio Gonçalves Ferreira discursou sobre como a data foi trazida para o Brasil pela instituição e mencionou a trajetória da ACM-RS ao longo da história da cidade. Agradecendo aos vereadores e vereadoras pela homenagem, ele dedicou seu discurso à todas as mães presentes no local.

A celebração do Dia das Mães foi introduzida no Brasil em 1918, pelo então secretário-geral da ACM-RS, Frank Long, e comemorada pela primeira vez no dia 12 de maio daquele ano, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade em homenagem às mães foi se extendendo pelo país, sendo oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.