ACM-RS no Festival Football for Hope 2014


O Festival Football for Hope 2014 foi realizado entre 3 e 10 de julho de 2014, no auge da Copa do Mundo no Brasil, da qual constituiu um evento oficial. O evento, realizado pela terceira vez, já ocorreu na África do Sul (2010) e na Alemanha (2006), sempre no país-sede da Copa do mundo, organizado pela FIFA e pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA 2014 (também conhecido como Comitê Organizador Local, ou COL), com o apoio da Sede Rio de Janeiro e da Streetfootballworld.


Cerca de 200 jovens, com idade entre 15 e 18 anos, de 26 países dos 5 continentes, participaram do evento realizado na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, comunidade situada na cidade do Rio de Janeiro. As trinta e duas instituições que participaram do Festival fazem parte do programa Football for Hope e realizam atividades voltadas para o desenvolvimento social, utilizando o futebol como ferramenta para a transformação social.


A delegação que representou a ACM-RS foi composta por 6 jovens educandos e 3 educadores, pertencentes às unidades ACM Cruzeiro do Sul, ACM Esteio, ACM Morro Santana e ACM Vila Restinga Olímpica.


O evento foi uma celebração internacional em que todas as organizações envolvidas puderam perceber, na prática, o poder do futebol como ferramenta para transformação social, através de atividades culturais, fóruns juvenis, oficinas temáticas, intercâmbios e muita prática do Futebol 3 Tempos. Além de experiências inesquecíveis, como assistir à partida da Copa do Mundo entre Alemanha e França, os jovens participaram também de passeios turísticos na cidade maravilhosa.


Confira abaixo um resumo das atividades realizadas no Festival Football for Hope 2014:


Quarta-feira: 2 de julho


– Evento de boas-vindas e sorteio do Festival: Diversas atividades e apresentações artísticas marcaram o evento de boas-vindas do Festival Football for Hope. Podemos destacar as apresentações de capoeira, grupos musicais e de uma tribo indígena. Foi realizado o sorteio dos grupos e os discursos do diretor da rede streetfootballworld Vladimir Borkovic e do diretor de responsabilidade social da FIFA, Federico Addiechi.


 


Quinta-feira: 3 de julho


– No segundo dia foram realizadas atividades de integração e intercâmbio entre as delegações. Paralelamente ocorreram oficinas para os líderes de delegação. A noite, após o jantar, foi realizado um fórum juvenil com todos os participantes, no auditório da Vila Olímpica do Caju, onde alguns jovens líderes puderam compartilhar algumas experiências e atividades que desenvolvem em seus respectivos projetos sociais.


 


Sexta-feira: 4 de julho


– Transporte do hotel ao estádio Maracanã: Todos os participantes das 32 delegações do Festival tiveram a grande oportunidade de assistir a um jogo de quartas de final da Copa do Mundo, entre Alemanha e França no Maracanã, com certeza uma experiência inesquecível.


– No início da noite chegou o momento das apresentações culturais das delegações. Foram belas apresentações que destacam as diversas culturas dos povos de cinco continentes. A ACM-RS se apresentou na primeira noite e pode mostrar ao público a cultura e tradições do povo gaúcho, através de um vídeo que foi gravado pelos jovens, destacando a história do Rio Grande do Sul.


 


Sábado: 5 de julho


– No quarto dia de evento foi realizado pela manhã uma visita ao Pão de Açúcar para as delegações. Foi um passeio incrível, pois todos tiveram a oportunidade de admirar algumas das belas paisagens do Rio de Janeiro e andar no tradicional “bondinho” do Pão de Açúcar.


– Após o passeio as delegações regressaram a Vila Olímpica para o almoço e sequência das atividades do cronograma: estudo da metodologia do futebol 3 tempos, sessão futebol para o desenvolvimento e oficina de capoeira.


 


Domingo: 6 de julho


– Atividades rotativas: Foi realizado um treinamento físico e técnico com todos os atletas das 32 delegações. O programa de aquecimento chamado FIFA 11+ é desenvolvido com o objetivo de evitar lesões durante os jogos.


– As delegações também participaram de práticas demonstrando a metodologia 3 tempos e discutiram sobre regras e acordos que utilizariam no torneio.



Segunda-feira: 7 de julho


– Cerimônia de Abertura do Festival Football for Hope: Desfile das 32 delegações participantes na Arena principal do Festival, repleta de espectadores, pois era aberta ao público. O destaque da abertura oficial ficou por conta das presenças do Fenômeno Ronaldo Nazário e do presidente da FIFA, Joseph Blatter, que discursaram e deram as boas-vindas aos participantes e comunidade do Caju.


– No restante do dia foi realizado um torneio com times mistos entre as delegações, com o objetivo de integrar os jovens antes do torneio oficial e diminuir a rivalidade entre as equipes. Para encerrar as atividades todos participaram de uma oficina de percussão brasileira.


 


Terça-feira: 8 de julho


-Torneio do Festival Football for Hope: Foi dado início ao torneio do Festival, onde 32 delegações disputam o troféu Fair Play. Todos as partidas são disputadas com a metodologia três tempos.


– Foram divididos 4 grupos de 8 equipes cada. A ACM-RS ficou no grupo D, com as delegações de: Alianza Colombia (Colômbia), Fundación de las Américas (Equador), Instituto Fazer Acontecer (Salvador), Spirit of Soccer (Laos), Gurises Unidos (Uruguai), Football for All in Vietnam (Vietnam) e Kick4Life (Lesoto).


– As partidas eram disputadas em duas quadras: a arena principal e a quadra auxiliar. Na arena principal o clima era realmente de Copa do Mundo, com um telão mostrando o jogo em tempo real, narrador comentando os lances da partida, além de muita vibração do público na Vila Olímpica do Caju.


 


Quarta-feira: 9 de julho


– Continuidade das partidas do torneio: Os jogos continuaram muito disputados, porém em todos prevalecia o espírito Fair Play, os valores humanos trabalhados ao longo dos dias prevaleciam.


– Pela parte da manhã os líderes das delegações visitaram o Instituto Bola pra Frente, projeto social do ex jogador Jorginho. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pela organização na comunidade Guadalupe.


 


Quinta-feira: 10 de julho


– Últimos jogos do Festival FFH: Foram realizadas as últimas partidas do torneio. A equipe da ACM-RS teve um grande desempenho no torneio, principalmente nos valores de Fair Play. Os jovens acemistas foram elogiados pelos mediadores, que os consideravam muito tranquilos, participativos e conhecedores da metodologia.


– Nos jogos finais tivemos a presença do ex jogador da seleção brasileira Cafú, que deu o pontapé inicial para a grande final, disputada entre a equipe Delta Cultura (Cabo Verde) e Sport dans la Ville (França), onde a equipe do Cabo Verde acabou vencendo e consagrando-se campeã do Festival Football for Hope 2014, levando para o seu país o troféu FIFA Fair Play.


– Depois da grande final, todos foram direcionados ao auditório principal para a Cerimônia de Encerramento do Festival FFH 2014. Todas as delegações foram homenageadas, subiram no palco para receberem as medalhas de participação e certificados do evento. Também foi passado um vídeo com grandes momentos dos 8 dias do Festival.


– Para encerrar com chave de ouro a terceira edição do Festival Football for Hope, foi realizada uma festa de encerramento, com muita música, animação e comidas típicas do Brasil. Foi um momento muito especial de confraternização e despedida.


Uma experiência inesquecível para os 9 participantes da delegação acemista, que se preparou ao longo dos últimos meses para participar do evento internacional. A ACM-RS vem trabalhando com a metodologia do Futebol 3 Tempos e participando de eventos nacionais e internacionais desde 2008, ano que ingressou na rede Streetfootballworld.


Confira as fotos evento e curta nossa página no Facebook: