ACM Vila Restinga Olímpica presta homenagem a Andrés Escobar


Na noite de 2 de julho de 1994, o então capitão da seleção colombiana Andrés Escobar foi baleado durante uma discussão em um bar, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. O zagueiro foi morto logo após retornar ao seu país depois da Copa do Mundo dos Estados Unidos, na qual marcou um gol contra que contribuiu para a desclassificação de sua equipe.


Os educandos participaram de um dia especial com jogos de Futebol 3 Tempos para homenagear o jogador, já que foi através desta tragédia que se idealizou o futebol como uma ferramenta para o desenvolvimento social e não somente como esporte de competição. A Rede Streetfootbalworld (SFW) foi criada por três amigos europeus, Jürgen Griesbeck,Vladimir Borkovic e Johannes Axster que, após esse incidente de intolerância, levou-os a refletirem sobre a importância de resgatar os valores do esporte, e como recuperá-los especialmente na formação de cidadãos.


As partidas de homenagem foram realizadas no campo de futebol da 5ª comunidade da Restinga, onde os educandos receberam mais informações sobre a história de Escobar e debateram sobre a importância de respeitar os colegas, realizar um jogo limpo e não violento. Além disso, conheceram e jogaram com a bola construída pelo Grupo de Liderança. O objeto feito à mão e com matérias diferentes (tais como tnt, corda, roupa velha, palha, fita crepe e durex), será enviado para o Museu do Futebol da FIFA, na Suíça, atualmente em construção e com abertura prevista em 2016.


Confira as fotos do evento:


alt

alt

alt

alt