Área de Desenvolvimento Social participa do “Futebol para Igualdade”


Em algum lugar do mundo, no momento em que você lê este texto, tem uma criança, adolescente ou jovem jogando futebol. Seja em uma quadra, em um parque ou em um campo de terra batida, meninos e meninas correm alegremente atrás de uma bola, que pode ser de couro, plástico ou simplesmente de meia. O desafio é leva-la de um lado para outro até chegar ao gol, ápice de felicidade e de realização para quem pratica o esporte.


Seja bem vindo ao espaço Futebol para Igualdade, um espaço onde todo mundo joga! Aqui você pode vivenciar uma experiência única com o futebol, seja por meio de uma exposição multimídia ou pela prática do esporte em si e em jogos interativos.


Nesse conceito que aconteceu o evento do “Futebol para Igualdade”, nos dias 4 e 5 de junho no Museu da República, no Rio de Janeiro. Lá, diversos jovens puderam desvendar a história do esporte no Brasil e o espaço conquistado pela mulher nos campos de futebol. O evento contou, ainda, com o espaço do Futebol 3 Tempos, onde jovens e crianças aprenderam um novo jeito de jogar futebol, em grupos mistos e sem árbitro, em três mini-quadras montadas no jardim do Museu, conhecidas como Estádios Futebol 3.


Nos dois dias de atividades, foram proporcionados também espaços “Trocando Ideias”, com bate papos sobre diversos temas relacionados à presença da mulher no futebol no Brasil, um país que se orgulha de ter o esporte como um símbolo da identidade nacional, mas ignora onde estão as mulheres que o praticam. Além disso, o público que esteve presente pode curtir oficinas de debates, exibição de filmes relacionados ao tema e uma transmissão de futebol com narração ao vivo para deficientes visuais.


O “Futebol para Igualdade” foi organizado pelas ONGs Streetfootboolworld Brasil e Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano), e contou com a presença da ACM-RS, EPROCAD, Instituto Formação, Instituto Fazer Acontecer e Instituto Bola pra Frente. O evento teve como madrinha a atleta Marta, considerada a maior jogadora de futebol de todos os tempos, eleita por cinco vezes consecutivas como a melhor do mundo.


Confira as fotos do evento:


alt

alt

alt

alt