Cuidados com a Alma

Juntos para superar o coronavírus

Desenvolver alma, corpo e mente, proporcionando o desenvolvimento integral do ser humano. Desde 1844, este é o objetivo de todas as atividades oferecidas pela ACM em qualquer lugar do mundo. E isso não será diferente durante a crise mundial provocada pelo novo coronavírus. Atenta ao avanço desta pandemia e preocupada com a comunidade gaúcha, a ACM-RS está lançando uma série de atividades que visam fortalecer, em igual medida, a parte espiritual, física e mental das pessoas ao longo deste período de isolamento social. 

Para revigorar o espírito, publicaremos textos, pensamentos e exercícios sobre a importância da resiliência e o poder da fé. Para fortalecer o corpo, vamos divulgar vídeos e dicas de atividades físicas que podem ser feitas dentro de casa, respeitando as limitações impostas pela quarentena. E para cuidar da mente, mostraremos orientações de psicólogos e outros especialistas. Todo este conteúdo será disponibilizado gratuitamente no site e redes sociais da ACM-RS. Juntos, com responsabilidade e solidariedade, vamos superar esta pandemia.

ACESSE AS OUTRAS PÁGINAS DESTA SÉRIE:

Fé e resiliência

É tempo de cuidarmos uns dos outros, de nos mantermos longe fisicamente, mas perto virtualmente. Converse com seus amigos e familiares. Mande vídeos engraçados, compartilhe o bom humor. Faça uma oração diária. Mande pensamentos positivos.

Nesta série, propomos alguns conteúdos diários. Além disso, mais abaixo, algumas sugestões de versículos para que norteiem nossos pensamentos. Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Também propomos leituras diárias, que serão acrescidas nos próximos dias. Mas leiam à vontade, caso queiram seguir, caso queiram retomar, que possamos recorrer à esta fonte sempre que sentirmos sede.

Essa crise vai passar e juntos somos mais fortes.

 

CONFORTO

Os últimos dias têm nos deixado preocupados e tensos. As vezes até nos sentimos solitários. Mas não estamos sós, temos um Deus por nós.

Repartimos com você palavras de conforto e confiança, fortalecendo nossa fé e esperança.

No livro dos Salmos, capitulo 4, verso 8 encontramos “em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”.

Em momentos assim lembramos a oração que Jesus nos ensinou:

“Pai nosso, que estás nos céus!

Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino,

Seja feita a tua vontade,

Assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

Perdoa as nossas dívidas,

assim como perdoamos

aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação.

Mas livra-nos do mal,

porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Amém.”

 

A PRIORIDADE

Leia na Bíblia o Evangelho de Mateus, capítulo 6

“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.” (Mateus 6.28). 1 – O que é importante para você? Pense na resposta antes de ir adiante; 2 – Em que você tem investido seu tempo, seus talentos e seus recursos? Você obteve a mesma resposta? Na resposta da segunda pergunta é que você encontra a verdadeira resposta da primeira. Você pode ter respondido que é sua família na primeira. Mas se teu trabalho é a resposta da segunda pergunta, é aí que está sua prioridade. E toda prioridade organiza nossas decisões e ações, mesmo sem nos darmos conta. Priorize o Reino de Deus e sua justiça, e todo o resto lhe será acrescentado. Priorize qualquer outra coisa, e viva correndo atrás do prejuízo.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

O SERVIÇO

Leia na Bíblia o Evangelho de Lucas, capítulo 10

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. (Lucas 10.39-42). Servir é bom. Servir a Deus é indiscutivelmente bom. Mas não é a melhor parte. Deus não precisa de servos. Mais dia ou menos dia, todo joelho se dobrará diante de Jesus e toda língua irá tremular para declarar que ele é senhor – toda língua. Apesar disso, Deus escolheu adotar como filhos todo o que crer no seu filho. É Jesus a melhor parte. O melhor de Deus é Jesus. É a fé em Jesus, e não o serviço, que Deus deseja de nós. É contemplar seu filho – a melhor expressão de quem ele é – disso, ninguém nunca se cansará. Não há lugar melhor para estar do que a seus pés.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

PRESENTE

Leia na Bíblia o Evangelho de Mateus, capítulo 28

Lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28.20b). Jesus está presente. Tenha certeza disso. Como escreveu Kuyper, “não há um centímetro quadrado no universo sobre o qual Jesus não reivindique: ‘É meu’.” Tudo é seu domínio. Nada foge do seu controle. Ele não está conosco apesar das circunstâncias, ele está conosco nas circunstâncias. Ele as sofre conosco. Ele as sofreu todas na cruz. A pergunta nunca é se Jesus está conosco. A pergunta é se estamos com ele. Primeiro porque nem sempre queremos estar onde ele quer estar, ou ir onde ele quer ir, amar quem ele quer amar. E por último, por que nem sempre estamos presentes. O mundo tem tantos estímulos, tantas distrações, que às vezes nos ausentamos de nós mesmos. Jesus está presente. E você?

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

OS HOMENS-ÁRVORE

Leia na Bíblia o Evangelho de Marcos, capítulo 8

Certa vez, levaram um cego a Jesus suplicando-lhe que tocasse nele. Depois de levá-lo para fora do povoado onde estavam, Jesus cuspiu em seus olhos e impôs-lhe as mãos. Então perguntou: “Você está vendo alguma coisa?”. E o cego respondeu: “Vejo pessoas; elas parecem árvores andando.” Há várias coisas estranhas nesse texto. Será que Jesus não foi capaz de curá-lo direito? Será que ele precisava perguntar se o cego estava vendo? A questão é que muitos de nós já fomos tocados por Jesus, mas continuamos vendo gente como coisa, e coisa como gente. Foi preciso um segundo toque de Jesus para que aquele homem tivesse sua visão plenamente restaurada. Se você já foi tocado por Jesus, e ainda se relaciona com as pessoas como se elas fossem pedaços de pau, é hora de ser tocado novamente por Aquele que respeita os processos e o tempo de cada um. Que Deus nos abra os olhos e nos permita ver tudo claramente, ver gente como gente e coisa como coisa. A começar em nossas casas, famílias, amigos, até os confins da terra! Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. (Marcos 8:25)

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

DUAS CERTEZAS

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 15

Duas certezas podem transformar seu dia. A primeira é que Jesus é Senhor, soberano no universo. Se você crê nisso, qualquer outra certeza (como, por exemplo, se andar sobre as águas é possível ou não) tem de ser relativizada e posta sob suspeita. Porque se ele é soberano, realidade é o que ele disser que é. Assim, nada foge do seu controle. Ele tudo vê. E isso só não se torna um Big Brother ou um Deus fiscalizador por conta da minha segunda certeza: que é o seu amor. Ele me aceita como sou e trabalha para me transformar no melhor que eu posso ser. Foi ele que me escolheu! Isso muda tudo. 1 – Ele é soberano. 2 – Ele é soberano a nosso favor. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. (João 15.16)

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

SOLIDARIEDADE

Leia na Bíblia a 1ª Carta aos Tessalonicenses, Capítulo 5

O egoísmo é o maior inimigo da solidariedade. A pessoa egoísta pensa e age apenas em seu próprio benefício. A pessoa solidária está preocupada com o seu próximo. Pode-se praticar a solidariedade em qualquer lugar: na família, no trabalho, na escola, no clube, na rua, enfim, em cada momento da vida, em qualquer lugar onde estiver. A solidariedade pode vir em forma de um conselho, de uma ajuda, de uma visita, até mesmo de um sorriso, ou de um olhar. A Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, no capítulo quinto, versículo 14, diz: “… dêem coragem ao tímido, ajudem os fracos na fé, e tenham paciência com todos.”

Texto extraído do Livro PRECIOUS MINUTES – Emílio Zambon de Mendonça

 

RENOVAÇÃO

Leia na Bíblia a 2ª Carta aos Coríntios, Capítulo 4

O apóstolo Paulo, na Segunda Carta aos Coríntios, no capítulo quarto, versículo 16, escreveu: “Por isso, nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.” Como renovar nosso espírito? Pela leitura da Bíblia, pela nossa religiosidade que nós manifestamos indo constantemente à igreja e respeitando o nosso próximo. Sempre que realizamos uma renovação em nosso ser interior, torna-se mais fácil a renovação do nosso modo de viver e de se relacionar com as demais pessoas.

Texto extraído do Livro PRECIOUS MINUTES – Emílio Zambon de Mendonça

 

POBRE

Leia na Bíblia o Livro do Apocalipse, capítulo 3

Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. (Apocalipse 3.17). A Bíblia às vezes recomenda para não confiarmos no engano das riquezas. Mas Jesus, aqui falando à igreja em Laodiceia, vai além. Ele fala: Você diz que é rico, mas estou vendo seu saldo aqui na eternidade. É negativo. Pobre daquele que, por causa do seu esforço, pensa não precisar de nada. Porque sem mim, nada podeis fazer. Pobre daquele que não reconhece sua situação deplorável, porque a negação só faz a ferida aumentar. Pobre daquele que não enxerga sua miséria em meio aos lençóis de seda, que endurece o coração ao oprimido sem saber que ele próprio é digno de compaixão. Pobre do que aponta o dedo sem enxergar que ele próprio está nu. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. (Apocalipse 3.19).

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO I

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

As irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”. (João 11.3-4). “Aquele a quem amas está doente”. Frase terrível que, cedo ou tarde, todos ouvimos. Mas as irmãs de Lázaro fizeram a coisa certa. Mandaram chamar Jesus com essa frase, que responde que aquela doença era para a glória de Deus. E alguém pode perguntar: Mas Deus nos faz adoecer só para se gloriar? Não. Doentes já somos. Ter saúde é estar com as doenças sob controle. O deslumbrante é pensar como Deus é capaz de pôr a morte a serviço da vida. A doença a serviço da sua glória. Coloque-se nas mãos de Deus e a glória de Deus, não mais a morte, terá a última palavra sobre tudo em sua vida. E confie seus amados às mãos de Jesus. Ele os ama mais do que nós.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO II

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. (João 11.5-6). Aprendi, na prática, que Deus sempre nos responde. E há três respostas mais comuns de ouvir de Deus: “Sim”, “Não”, ou “Espere.” No caso das irmãs de Lázaro, foi “Espere”, que não é uma resposta muito agradável de se ouvir – ainda mais se seu irmão está à beira da morte. Mas a espera tem a virtude de revelar a real situação de nosso coração que, em geral, fica disfarçada pela agitação da vida. Na espera, revelamos se temos esperança ou desespero. A espera é como uma quarentena que traz à tona a doença ou a saúde. A questão é que Deus bem conhece o estado de nossa saúde. Quem não conhece somos nós. Quando ele mandar você esperar, observe seu coração e espere em Cristo. Ele ama você e faz tudo no tempo devido.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO III

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

Os discípulos comentaram: “Mestre, ainda há tão pouco tempo que os judeus te queriam matar e vais agora voltar para lá?” Jesus respondeu-lhes: “O dia não tem doze horas? Se alguém andar de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas se andar de noite, tropeça, porque não tem a luz com ele.” (João 11:8-10). Jesus estava querendo ir até Lázaro. Mas era arriscado. E os discípulos estavam realmente preocupados. Tanto que, quando decidem ir, Tomé diz: “Vamos nós também para morrer com o Mestre!” (v. 16) É engraçado como às vezes tentamos arrazoar com Deus, trazê-lo de volta ao bom senso. “Mas Jesus, se eu for amá-lo, ele vai achar que eu estou aprovando seu comportamento e nunca vai mudar…”, “Senhor, mas o que as pessoas vão pensar?” Mas Jesus é a luz do mundo. Ele enxerga as coisas como elas são. Devemos sempre colocar sob suspeita a nossa leitura de mundo. Que Jesus esteja com a razão e eu sempre errado. Arrisque-se a seguir Jesus. Andar sem luz é certeza do tropeço.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

Pensamentos

Também propomos algumas mensagens e leituras rápidas que possam servir para grupos de diálogo entre as famílias e amigos.

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Isaías 40:31

Deus é o meu Salvador; eu confiarei Nele e não terei medo. Pois o Senhor me dá força e poder; ele é meu Salvador.

Isaías 12:2

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:28

Levanto meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 121:1-2

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Filipenses 4:6

Se trabalhamos e lutamos é porque temos depositado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.

1 Timóteo 4:10

Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

Salmos 55:22

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

João 14:1

Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Salmos 27:14

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Números 6:24-26

O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.

Salmos 29:11

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. O Deus dos Exércitos está conosco.

Salmos 46:1-3,11

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000.