Cuidados com a Alma

Juntos para superar o coronavírus

Desenvolver alma, corpo e mente, proporcionando o desenvolvimento integral do ser humano. Desde 1844, este é o objetivo de todas as atividades oferecidas pela ACM em qualquer lugar do mundo. E isso não será diferente durante a crise mundial provocada pelo novo coronavírus. Atenta ao avanço desta pandemia e preocupada com a comunidade gaúcha, a ACM-RS está lançando uma série de atividades que visam fortalecer, em igual medida, a parte espiritual, física e mental das pessoas ao longo deste período de isolamento social. 

Para revigorar o espírito, publicaremos textos, pensamentos e exercícios sobre a importância da resiliência e o poder da fé. Para fortalecer o corpo, vamos divulgar vídeos e dicas de atividades físicas que podem ser feitas dentro de casa, respeitando as limitações impostas pela quarentena. E para cuidar da mente, mostraremos orientações de psicólogos e outros especialistas. Todo este conteúdo será disponibilizado gratuitamente no site e redes sociais da ACM-RS. Juntos, com responsabilidade e solidariedade, vamos superar esta pandemia.

ACESSE AS OUTRAS PÁGINAS DESTA SÉRIE:

Fé e resiliência

É tempo de cuidarmos uns dos outros, de nos mantermos longe fisicamente, mas perto virtualmente. Converse com seus amigos e familiares. Mande vídeos engraçados, compartilhe o bom humor. Faça uma oração diária. Mande pensamentos positivos.

Nesta série, propomos alguns conteúdos diários. Além disso, mais abaixo, algumas sugestões de versículos para que norteiem nossos pensamentos. Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Também propomos leituras diárias, que serão acrescidas nos próximos dias. Mas leiam à vontade, caso queiram seguir, caso queiram retomar, que possamos recorrer à esta fonte sempre que sentirmos sede.

Essa crise vai passar e juntos somos mais fortes.

 

CONFORTO

Os últimos dias têm nos deixado preocupados e tensos. As vezes até nos sentimos solitários. Mas não estamos sós, temos um Deus por nós.

Repartimos com você palavras de conforto e confiança, fortalecendo nossa fé e esperança.

No livro dos Salmos, capitulo 4, verso 8 encontramos “em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”.

Em momentos assim lembramos a oração que Jesus nos ensinou:

“Pai nosso, que estás nos céus!

Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino,

Seja feita a tua vontade,

Assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

Perdoa as nossas dívidas,

assim como perdoamos

aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação.

Mas livra-nos do mal,

porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Amém.”

 

A PRIORIDADE

Leia na Bíblia o Evangelho de Mateus, capítulo 6

“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.” (Mateus 6.28). 1 – O que é importante para você? Pense na resposta antes de ir adiante; 2 – Em que você tem investido seu tempo, seus talentos e seus recursos? Você obteve a mesma resposta? Na resposta da segunda pergunta é que você encontra a verdadeira resposta da primeira. Você pode ter respondido que é sua família na primeira. Mas se teu trabalho é a resposta da segunda pergunta, é aí que está sua prioridade. E toda prioridade organiza nossas decisões e ações, mesmo sem nos darmos conta. Priorize o Reino de Deus e sua justiça, e todo o resto lhe será acrescentado. Priorize qualquer outra coisa, e viva correndo atrás do prejuízo.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

O SERVIÇO

Leia na Bíblia o Evangelho de Lucas, capítulo 10

Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. (Lucas 10.39-42). Servir é bom. Servir a Deus é indiscutivelmente bom. Mas não é a melhor parte. Deus não precisa de servos. Mais dia ou menos dia, todo joelho se dobrará diante de Jesus e toda língua irá tremular para declarar que ele é senhor – toda língua. Apesar disso, Deus escolheu adotar como filhos todo o que crer no seu filho. É Jesus a melhor parte. O melhor de Deus é Jesus. É a fé em Jesus, e não o serviço, que Deus deseja de nós. É contemplar seu filho – a melhor expressão de quem ele é – disso, ninguém nunca se cansará. Não há lugar melhor para estar do que a seus pés.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

PRESENTE

Leia na Bíblia o Evangelho de Mateus, capítulo 28

Lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28.20b). Jesus está presente. Tenha certeza disso. Como escreveu Kuyper, “não há um centímetro quadrado no universo sobre o qual Jesus não reivindique: ‘É meu’.” Tudo é seu domínio. Nada foge do seu controle. Ele não está conosco apesar das circunstâncias, ele está conosco nas circunstâncias. Ele as sofre conosco. Ele as sofreu todas na cruz. A pergunta nunca é se Jesus está conosco. A pergunta é se estamos com ele. Primeiro porque nem sempre queremos estar onde ele quer estar, ou ir onde ele quer ir, amar quem ele quer amar. E por último, por que nem sempre estamos presentes. O mundo tem tantos estímulos, tantas distrações, que às vezes nos ausentamos de nós mesmos. Jesus está presente. E você?

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

OS HOMENS-ÁRVORE

Leia na Bíblia o Evangelho de Marcos, capítulo 8

Certa vez, levaram um cego a Jesus suplicando-lhe que tocasse nele. Depois de levá-lo para fora do povoado onde estavam, Jesus cuspiu em seus olhos e impôs-lhe as mãos. Então perguntou: “Você está vendo alguma coisa?”. E o cego respondeu: “Vejo pessoas; elas parecem árvores andando.” Há várias coisas estranhas nesse texto. Será que Jesus não foi capaz de curá-lo direito? Será que ele precisava perguntar se o cego estava vendo? A questão é que muitos de nós já fomos tocados por Jesus, mas continuamos vendo gente como coisa, e coisa como gente. Foi preciso um segundo toque de Jesus para que aquele homem tivesse sua visão plenamente restaurada. Se você já foi tocado por Jesus, e ainda se relaciona com as pessoas como se elas fossem pedaços de pau, é hora de ser tocado novamente por Aquele que respeita os processos e o tempo de cada um. Que Deus nos abra os olhos e nos permita ver tudo claramente, ver gente como gente e coisa como coisa. A começar em nossas casas, famílias, amigos, até os confins da terra! Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. (Marcos 8:25)

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

DUAS CERTEZAS

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 15

Duas certezas podem transformar seu dia. A primeira é que Jesus é Senhor, soberano no universo. Se você crê nisso, qualquer outra certeza (como, por exemplo, se andar sobre as águas é possível ou não) tem de ser relativizada e posta sob suspeita. Porque se ele é soberano, realidade é o que ele disser que é. Assim, nada foge do seu controle. Ele tudo vê. E isso só não se torna um Big Brother ou um Deus fiscalizador por conta da minha segunda certeza: que é o seu amor. Ele me aceita como sou e trabalha para me transformar no melhor que eu posso ser. Foi ele que me escolheu! Isso muda tudo. 1 – Ele é soberano. 2 – Ele é soberano a nosso favor. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. (João 15.16)

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

SOLIDARIEDADE

Leia na Bíblia a 1ª Carta aos Tessalonicenses, Capítulo 5

O egoísmo é o maior inimigo da solidariedade. A pessoa egoísta pensa e age apenas em seu próprio benefício. A pessoa solidária está preocupada com o seu próximo. Pode-se praticar a solidariedade em qualquer lugar: na família, no trabalho, na escola, no clube, na rua, enfim, em cada momento da vida, em qualquer lugar onde estiver. A solidariedade pode vir em forma de um conselho, de uma ajuda, de uma visita, até mesmo de um sorriso, ou de um olhar. A Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses, no capítulo quinto, versículo 14, diz: “… dêem coragem ao tímido, ajudem os fracos na fé, e tenham paciência com todos.”

Texto extraído do Livro PRECIOUS MINUTES – Emílio Zambon de Mendonça

 

RENOVAÇÃO

Leia na Bíblia a 2ª Carta aos Coríntios, Capítulo 4

O apóstolo Paulo, na Segunda Carta aos Coríntios, no capítulo quarto, versículo 16, escreveu: “Por isso, nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.” Como renovar nosso espírito? Pela leitura da Bíblia, pela nossa religiosidade que nós manifestamos indo constantemente à igreja e respeitando o nosso próximo. Sempre que realizamos uma renovação em nosso ser interior, torna-se mais fácil a renovação do nosso modo de viver e de se relacionar com as demais pessoas.

Texto extraído do Livro PRECIOUS MINUTES – Emílio Zambon de Mendonça

 

POBRE

Leia na Bíblia o Livro do Apocalipse, capítulo 3

Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. (Apocalipse 3.17). A Bíblia às vezes recomenda para não confiarmos no engano das riquezas. Mas Jesus, aqui falando à igreja em Laodiceia, vai além. Ele fala: Você diz que é rico, mas estou vendo seu saldo aqui na eternidade. É negativo. Pobre daquele que, por causa do seu esforço, pensa não precisar de nada. Porque sem mim, nada podeis fazer. Pobre daquele que não reconhece sua situação deplorável, porque a negação só faz a ferida aumentar. Pobre daquele que não enxerga sua miséria em meio aos lençóis de seda, que endurece o coração ao oprimido sem saber que ele próprio é digno de compaixão. Pobre do que aponta o dedo sem enxergar que ele próprio está nu. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. (Apocalipse 3.19).

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO I

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

As irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”. (João 11.3-4). “Aquele a quem amas está doente”. Frase terrível que, cedo ou tarde, todos ouvimos. Mas as irmãs de Lázaro fizeram a coisa certa. Mandaram chamar Jesus com essa frase, que responde que aquela doença era para a glória de Deus. E alguém pode perguntar: Mas Deus nos faz adoecer só para se gloriar? Não. Doentes já somos. Ter saúde é estar com as doenças sob controle. O deslumbrante é pensar como Deus é capaz de pôr a morte a serviço da vida. A doença a serviço da sua glória. Coloque-se nas mãos de Deus e a glória de Deus, não mais a morte, terá a última palavra sobre tudo em sua vida. E confie seus amados às mãos de Jesus. Ele os ama mais do que nós.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO II

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. (João 11.5-6). Aprendi, na prática, que Deus sempre nos responde. E há três respostas mais comuns de ouvir de Deus: “Sim”, “Não”, ou “Espere.” No caso das irmãs de Lázaro, foi “Espere”, que não é uma resposta muito agradável de se ouvir – ainda mais se seu irmão está à beira da morte. Mas a espera tem a virtude de revelar a real situação de nosso coração que, em geral, fica disfarçada pela agitação da vida. Na espera, revelamos se temos esperança ou desespero. A espera é como uma quarentena que traz à tona a doença ou a saúde. A questão é que Deus bem conhece o estado de nossa saúde. Quem não conhece somos nós. Quando ele mandar você esperar, observe seu coração e espere em Cristo. Ele ama você e faz tudo no tempo devido.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

LÁZARO III

Leia na Bíblia o Evangelho de João, capítulo 11

Os discípulos comentaram: “Mestre, ainda há tão pouco tempo que os judeus te queriam matar e vais agora voltar para lá?” Jesus respondeu-lhes: “O dia não tem doze horas? Se alguém andar de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas se andar de noite, tropeça, porque não tem a luz com ele.” (João 11:8-10). Jesus estava querendo ir até Lázaro. Mas era arriscado. E os discípulos estavam realmente preocupados. Tanto que, quando decidem ir, Tomé diz: “Vamos nós também para morrer com o Mestre!” (v. 16) É engraçado como às vezes tentamos arrazoar com Deus, trazê-lo de volta ao bom senso. “Mas Jesus, se eu for amá-lo, ele vai achar que eu estou aprovando seu comportamento e nunca vai mudar…”, “Senhor, mas o que as pessoas vão pensar?” Mas Jesus é a luz do mundo. Ele enxerga as coisas como elas são. Devemos sempre colocar sob suspeita a nossa leitura de mundo. Que Jesus esteja com a razão e eu sempre errado. Arrisque-se a seguir Jesus. Andar sem luz é certeza do tropeço.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

UM TESOURO

 

Leia na Bíblia O Evangelho de Marcos, Capítulo 10

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta uma coisa para você”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. (Marcos 10.21-22).

Marcos ressalta que Jesus o amou, depois falou algo que partiu seu coração. Esse jovem era muito piedoso e obedecia os mandamentos de Deus, mas algo lhe faltava. É impressionante como esse sentimento de que algo está faltando permeia nossos corações. Isso é uma bênção, se nos colocamos aos pés de Jesus para perguntar: “Senhor, o que nos falta?” E ele sempre responde; não o que falta acrescentar, mas o que falta abrir mão.

Porque se Jesus é nossa salvação, nada nos falta. Mas, às vezes, grandes tesouros, grandes sonhos, grandes paixões, se colocam entre nós e Deus. Jesus, então, nos chama a abrir mão. Nos chama a abrir mão de tudo a não ser ele mesmo. Quando Jesus é nosso tesouro, temos tudo.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

“TEM QUE”

 

Leia na Bíblia O Evangelho de João, Capítulo 8

Jesus aos que creem nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8.31-32). É tão difícil ver um cristão que crê nisso. O sujeito se diz livre, mas tem que ir no culto para ser abençoado, tem que ler a Bíblia, dar a oferta, tem que “fazer sua parte”. É livre do que, então? Quem está em Cristo não “tem que” nada.

Eu não “tenho que”, eu posso, se eu quiser. Assim como ninguém “tem que fazer” exercícios, só se quiser ter saúde. Ninguém “tem que” respirar, só se quiser continuar vivo. Da mesma forma, ninguém “tem que” ouvir Jesus, só se quiser ter vida eterna, orientação, paz… Ninguém “tem que” ler a Bíblia, só se quiser conhecer o Deus que se revela. Só o que não dá pra fugir é de fazer escolhas, porque até o não escolher já é uma escolha.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

SÓ JESUS É!

 

Leia na Bíblia O Evangelho de João, Capítulo 6

Vindo a noite, seus discípulos descem ao mar. Sobem num barco para ir ao outro lado do mar. As trevas já haviam chegado, e Jesus ainda não havia vindo até eles. Um grande vento sopra, o mar se revolta. Eles já remaram cinco ou seis quilômetros, quando veem Jesus andar sobre o mar. Ele se aproxima do barco. Eles estremecem. Mas ele lhes diz: “Eu Sou: não estremeçais”. (João 6.16-20). Jesus fala como só Deus poderia falar: Eu Sou. Essa é a garantia de qualquer coisa no universo. Só Jesus é. Todo o resto subsiste.

Tudo empresta dele a existência. Ele não argumenta: “Não temam porque no fim dá tudo certo.” Ou “não tenham medo porque eu vou resolver seus problemas”. É algo muito superior: Não temam porque Eu Sou Aquele Que É. E mais tarde: “Antes de Abraão nascer, Eu Sou.” (João 8.58). Me dá frio na barriga pensar que esse Deus que se fez homem, e que sustenta o universo por sua palavra, escolheu habitar em mim. Jesus é. E ele é a nosso favor.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

 

PARA SERMOS UM

 

Leia na Bíblia O Evangelho de João, Capítulo 17

Ao final do seu ministério, Jesus orou pela unidade entre seus discípulos. E apesar do que imaginamos, seria como esperar que católicos, protestantes e ortodoxos se unissem. Entre os discípulos, havia Matheus, que coletava impostos para os estrangeiros invasores, os romanos. Mas também havia Simão, o zelote, que era partidário dos que queriam armar uma revolução contra Roma.

Um lutava pela expulsão do estrangeiro do solo sagrado dado por Deus, o outro cooperava com o invasor. Mas Jesus não quer nem saber. Ele quer que os dois sejam um. Para Jesus, é assim que o mundo virá a crer nele. Que desafio! Não basta eu me converter a Jesus. Tenho de me converter a meus irmãos, todos os dias. Para sermos um.

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. (João 17.20-21)

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

IMPRESSIONANTE

Leia na Bíblia O Evangelho de João, Capítulo 16

“O Espírito convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim” (João 16.8-9). Jesus foi tão ousado quanto só Deus pode ser. Você percebeu o que ele fez? Jesus redefiniu o pecado!

Tudo que a lei disse sobre matar, roubar e cobiçar não chega aos pés do que ele está falando. Para Jesus, pecado é igual a não crer nele. Simples assim.

Cobiçar é efeito do coração de alguém que não permanece crendo em Jesus. Um coração que não crê que ele é soberano sobre tudo e ao mesmo tempo escolheu viver em nós; repito, em nós.

Que não crê que, por causa de Jesus, o Pai nos vê e diz “esse é meu filho amado, que me dá tanta alegria!”. Pecado = não crer em Jesus.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

OLHE PARA JESUS

Leia na Bíblia O Evangelho de Lucas, capítulo 8

Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado e eles corriam grande perigo.

Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!”. Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo. “Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. (Lucas 8.22-24).

Ser discípulo de Jesus significa confiar sua vida a ele, manter os olhos nele e ir onde ele for. Olhe para Jesus. Onde ele está? O que ele está fazendo? Vá Junto!

Se uma tempestade se abate, olhe para Jesus. Onde ele está? O que está fazendo? Está dormindo? Peça um canto do travesseiro e junte-se a ele.

Se tudo está bem, olhe para Jesus. Onde ele está? O que ele está fazendo? Está matando a fome de alguém? Ofereça o que você tem para fazer o mesmo e ele vai multiplicar para alimentar multidões. E ele não precisará lhe perguntar “Onde está a sua fé?”, porque você estará ali, dividindo o travesseiro com ele.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

SACIEDADE

Leia na Bíblia O Evangelho de João, capítulo 6

“Aquele que crê em mim nunca terá sede” (João 6.35). Já reparou que a tendência do mundo é piorar? Estamos sempre perdendo. Às vezes, até ganhamos alguma coisa, mas é para logo perder. Como um vaso furado, nosso nível está sempre descendo, nos obrigando a correr atrás do prejuízo.

É porque nós nascemos para a dependência, não para a autonomia. O que Jesus falou foi que aquele que nele crê, crendo, nunca terá sede. É um tempo verbal difícil de traduzir, mas é contínuo: aquele que crê crendo.

Que bom será quando nossa única fonte de satisfação for o manancial de águas vivas, que sacia todo aquele que segue crendo. Talvez tenha sido isso que motivou Madre Teresa de Calcutá a escrever em seu diário de oração: “Não te amo pelo que me dás, mas pelo que me tiras”.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

NUMINOSO

Leia na Bíblia O Evangelho de João, capítulo 7

Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: “Por que vocês não o trouxeram?”. Ao que responderam os guardas: “Ninguém jamais falou da maneira que esse homem fala” (João 7.45-46).

Qualquer um com honestidade intelectual não terá como condenar Jesus. É preciso um malabarismo lógico ou ignorância para fazer de Jesus apenas um iluminado. Ninguém jamais falou como ele. Há quem tenha se proclamado um deus entre deuses. Mas nunca o filho do Deus único, um com ele, que se tornou homem para morrer em nosso lugar e nos dar vida eterna. Isso vai além da nossa compreensão.

Os guardas, chucros, admitiram isso. Os religiosos não. É por isso que a teologia, se não nos levar à contemplação do numinoso, do insondável, é só urro de arrogantes. A Bíblia nos leva a ter mais perguntas que respostas. Não por ser uma obra mal acabada, mas porque é revelação do Deus insondável que escolheu nos chamar de “filhos”.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

SOL EM DIA FRIO

Leia na Bíblia O Evangelho de Mateus, capítulo 11

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mateus 11.28-29).

Um amigo costuma dizer que uma cama não nos descansa, ao menos, não descansa a alma. Só estar com quem nos ama nos descansa. Só um ambiente sem competição, sem expectativas, sem condenações, sem cobranças, nos descansa.

E há quem nunca tenha experimentado nada do tipo, porque ninguém ama perfeitamente ao ponto de não exigir contrapartidas, de dar sem esperar em troca. Só Jesus. Por isso que estar com Jesus descansa.

É o que faz com que momentos de oração sejam tão ricos; com que o silêncio de um Pai acolhedor seja tão revigorante. É isso que nos descansa a alma. Passe tempo com Jesus como quem se aquece no sol em dia frio. Apenas fique em sua presença e deixe-se ser tocado e fortalecido por sua luz.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

PERSEVERE

Leia na Bíblia O Evangelho de Lucas, capítulo 21

“É perseverando que vocês obterão a vida (Lucas 21.19). O grande mistério revelado em Jesus foi Deus se esvaziar, tomar a forma humana e subir à cruz. É como se ele tivesse olhado o universo, que todo é dele, seu quintal, mas diante dessa grandeza toda ele chegasse à conclusão de que a melhor expressão do seu ser é um bebê de periferia. 

E vai além, Jesus afirma que seu momento de glória é a cruz. Porque só um Deus soberano poderia se entregar dessa forma. Falsos deuses precisam se exaltar, o diabo faz isso. Deus, não. Deus desce.

Por isso ele pode nos dizer: Perseverem. Suportem os sofrimentos, porque a vida vai brotar do improvável.

Texto extraído do Livro Jornada com Jesus – P. Guilherme Ribeiro – Sociedade Bíblica do Brasil

Pensamentos

Também propomos algumas mensagens e leituras rápidas que possam servir para grupos de diálogo entre as famílias e amigos.

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Isaías 40:31

Deus é o meu Salvador; eu confiarei Nele e não terei medo. Pois o Senhor me dá força e poder; ele é meu Salvador.

Isaías 12:2

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:28

Levanto meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 121:1-2

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Filipenses 4:6

Se trabalhamos e lutamos é porque temos depositado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.

1 Timóteo 4:10

Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

Salmos 55:22

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

João 14:1

Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Salmos 27:14

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Números 6:24-26

O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.

Salmos 29:11

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. O Deus dos Exércitos está conosco.

Salmos 46:1-3,11

Se preferir, ligue para (51) 3213.6000