53º Encontro Nacional de Líderes reúne 69 jovens acemistas

Três dias de amizade, aprendizado, diversão e voluntariado. Assim foi a 53ª edição do Encontro Nacional de Líderes da ACM (ENALI), que contou com a presença de 69 líderes acemistas de todo o Brasil. Eles se reuniram através de uma plataforma remota, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, para discutir temas relacionados à juventude, planejar ações voluntárias e traçar metas de atuação para o restante do ano.

A abertura oficial ocorreu no último sábado à tarde e contou com a presença do Presidente da Federação Brasileira das ACMs Ênio Roberto Gonçalves Ferreira, do Secretário-Geral da Federação Brasileira das ACMs José Ricardo Calza Caporal, da Secretária Executiva da ACMRJ Juliana Peniche e do presidente do ENALI, Fábio Júnior da Silva Conceição.

Em seguida, os jovens assistiram a palestra “Saúde Mental e Emocional”, ministrada pela psicóloga Larissa Gonçalves Gama. Já o segundo dia do evento, foi a vez da palestra “Autoconhecimento”, apresentada pela psicóloga Raline dos Santos de Queiroz.

À noite, dando seguimento ao evento, foi realizada a tradicional Fogueira dos Corações Abertos, o momento mais emocionante do encontro, onde mesmo de forma remota a atividade realizada e coordenada pelo movimento gaúcho – através da comissão da fogueira, conduzida pelos jovens voluntários Giovanna de Paula Gonçalves da ACM-RS e Matheus Raphael Marcos Barboza da ACM Alphaville -, conseguiram aflorar a chama do espírito acemista, tal qual a fogueira tradicional levando todos os jovens a um momento único para reflexões e troca de afetos.

Após a fogueira, o grupo ainda fez o Apadrinhamento, que consiste na escolha – por parte dos jovens que participam do ENALI pela primeira vez – de um padrinho, no caso, outro jovem que já tenha comparecido no evento, formando um forte laço de amizade para os próximos anos.

Na manhã do último dia, para encerrar o ciclo de palestras, os jovens apresentaram o que foi feito pelas suas ACMs do último ano para cá, no âmbito da liderança regional, e o resultado da campanha solidária realizado durante o ENALI com o intuito de trocar experiências.

Depois, foi realizada a Assembleia do ENALI, que é presidida somente pelos jovens. Nela, o grupo expôs as metas do ano anterior que foram atingidas – e quais não foram -, elaborou novos objetivos para o ano seguinte e definiu o tema do próximo ENALI, que será “O papel do jovem acemista na garantia de direitos de acordo com a dimensão social dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.

Tudo isso foi registrado em uma carta, aprovada por todos no final da Assembleia. A 53ª edição do Encontro Nacional de Líderes contou com a presença de lideranças jovens das ACMs de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e Rio Grande do Sul.

O objetivo do ENALI é proporcionar aos jovens o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança, desenvolver seu senso de responsabilidade e de respeito ao próximo, estimular o convívio social sadio e potencializar o prazer pelo trabalho voluntário. Além disso, também promove uma constante troca de experiências entre os membros de diferentes ACMs, gerando o crescimento do repertório de iniciativas e atividades de cada movimento local.

Todos os participantes do encontro passaram pelo Curso de Liderança da ACM, cujo intuito é promover o desenvolvimento integral do ser humano através de didáticas e ações voluntárias que estimulam o caráter, a honestidade, o respeito e a responsabilidade social – desenvolvendo, assim, um espírito de liderança que poderá ser aproveitado durante a vida.

Confira as fotos: