Conclusão de Formação do Ginga Social na ACM Cruzeiro do Sul


A formação teve um final especial, com a participação de 80 crianças e adolescentes de três instituições não governamentais da região, a Casa de Nazaré e Dom Orione, além da própria ACM.

O evento de conclusão de monitoria foi realizado no período de férias de inverno, visando beneficiar o maior número de educandos, na faixa etária de 11 a 18 anos. O objetivo principal foi a participação, confraternização e integração entre instituições e educandos. Todas as equipes jogaram entre si, não havendo classificação e campeão, promovendo assim o esporte educacional, evitando qualquer sentimento de competição. Como premiação, um troféu de participação por equipe, sendo três equipes por instituição. Os educadores das outras instituições convidadas relataram a importância da realização de eventos desse tipo, para que as crianças e adolescentes se relacionem e façam novos amigos.

Lucas mostrou-se feliz e entusiasmado com o resultado final do projeto organizado por ele. O adolescente menciona sua autoconfiança para buscar novos desafios na sua vida profissional. Para Lucas, a realização do projeto possibilitou ele desenvolver responsabilidade, organização, planejamento e trabalho em equipe, ressaltando que pôde contar com o apoio de diversos profissionais para conclusão do projeto. Lucas nos relata um pouco de sua experiência no projeto: “Nestes dois anos de Ginga Social eu aprendi a ter responsabilidade, cumprir horário, fiz novos amigos, aprendi a me expressar mais, em termos de roda de conversa, nos lugares e até mesmo no colégio. Hoje consigo me comunicar mais com as pessoas, antes eu ficava quieto no meu canto, eu não falava nada, e aprendi a conviver com as crianças. Aprendi muita coisa, em relação ao esporte, aprendi a fazer alongamento, ensinar, brincar, e conheci novos esportes, como o badminton. Tive momentos marcantes neste período, como participar da Corrida Internacional de Porto Alegre, outra foi a Copa do Mundo de Futebol, entrar no campo em um jogo de futebol, carregar a bandeira, foi uma experiência muito boa. Gostei muito de participar deste projeto, porque aqui aprendi muita coisa. Então, acho que valeu muito a pena e quero dizer, também, que vou sentir saudades do projeto”.

Lucas foi educando da instituição na Educação Infantil e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da ACM Cruzeiro do Sul. A realização do projeto encerra mais um ciclo dentro da instituição.


Confira as fotos do evento:

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt