Desafios do Bem: professores do Colégio ACM trabalham Diversidade e Ética nas Ciências

Diversidade e Ética nas Ciências: este é o tema que está sendo trabalhado neste segundo trimestre pelos alunos e professores do Colégio ACM, através da ação “Desafios do Bem” – uma iniciativa que propõe introduzir temáticas importantes, gerando debates e reflexões durante as aulas.

O trabalho com os Desafios do Bem é uma prática já adquirida para os estudantes Acemistas. A cada trimestre um tema é escolhido para ser trabalhado e, a partir disso, os professores preparam diferentes abordagens para o decorrer das aulas.

O Ensino Médio está trabalhando neste 2º trimestre o tema “Diversidade e Ética na Ciência”. Conduzidos pelos professores de Química, Biologia e Física – Jaqueline, Luciano e Tiago, respectivamente –, os estudantes trabalharam questões como “Por que poucas mulheres ganharam o Prêmio Nobel de Ciência?” e “Por que há poucos homens e mulheres negras nas Ciências?”. O debate levou as turmas ao desafio de criar uma bandeira que represente a luta pela diversidade e ética na Ciência. Junto aos professores, os alunos escolheram a bandeira que melhor representa o tema.

O objetivo do trabalho, que é propor debate e reflexão, foi alcançado. A atividade interdisciplinar proporcionou aos jovens a prática do senso crítico, desenvolveu a argumentação através do debate de maneira saudável e enriqueceu nossos estudantes com a importância de problematizar situações que costumam ser naturalizadas para que possam buscar por um mundo com mais igualdade e oportunidade para todos e todas.

Confira algumas imagens: