Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII


Neste ano, o Cemitério Ecumênico João XXIII inovou, iniciado as homenagens em lembrança ao Dia de Finados no domingo, 1º de novembro, com sequência no dia 2 de novembro, Dia de Finados.

Ao todo foram cerda de 12 mil pessoas circulando no Cemitério. Quem chegava para prestar homenagens aos seus entes queridos era recebido com uma mensagem de carinho distribuída pela Estátua Viva. Entre as atrações, os visitantes puderam verificar sua pressão arterial, nível de glicose no sangue e realizar um teste de capacitação pulmonar, em parceria com o Lions Club e com o Grupo IAA-RS.


Para tranquilidade dos pais, o Cemitério disponibilizou o Espaço Kids, no qual puderam deixar suas crianças brincando em segurança, sob a orientação de monitores. Voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) receberam e aconselharam as pessoas que buscaram o serviço.




Um Grupo de Cordas e Sopro, composto por quatro instrumentistas, deslocou-se pelos blocos do João XXIII durante a manhã e à tarde, embalando com uma selecionada trilha erudita o momento de homenagens dos visitantes. No Espaço de Conscientização Ambiental houve a distribuição gratuita de mudas de flores.

Em alguns pontos, os visitantes também puderam conferir a exposição de fotos para reflexão “Mãe de um Anjo” que foi organizada pela ONG Amada Helena, idealizada por uma mãe que perdeu a filha por não ter UTI neonatal disponível, e realizada com pessoas que perderam seus filhos e passavam seus sentimento através das fotos.


Duas Celebrações Ecumênica in Memoriam foram realizadas, reunindo novamente reuniu centenas de pessoas. No domingo, o celebrante foi o Padre Adelar José Antonini, e na segunda-feira o celebrante foi o Frei Achylles Chiappin. Ambas celebrações contataram com acompanhamento musical e uniram os presentes em um momento de oração, reverência e grande emoção.

As pessoas ainda puderam deixar uma mensagem no painel exposto no pátio do cemitério, que consistia no tema “Meu Legado para o Futuro é…”, campanha realizada em parceria com o SINCEP.


O Dia de Finados é o principal momento do ano para homenagearmos aquelas pessoas que não estão mais conosco, e o Cemitério Ecumênico João XXIII buscou confortar as pessoas que por lá passaram neste feriado.


Confira imagens: