Na última semana, os alunos das turmas 71 e 81 participaram das atividades do programa de Intercâmbios Culturais Acemistas. O destino planejado para essas turmas foi a sede da ACM Fronteira, em Santana do Livramento. O grupo de alunos desenvolveu diversas atividades de integração, construção coletiva e relacionamento interpessoal, além das vivências pessoais para desenvolvimento da autonomia e auto-organização. Acompanharam o grupo os profissionais Vítor Xavier, Gabrielle Fernandes e Rafaela França.
Os alunos embarcaram com destino a Santana do Livramento às 23 hs do dia 28, em frente ao colégio, sob olhares apreensivos dos pais, que compareceram em peso à despedida. Ao chegar na fronteira, os professores reuniram os alunos para as orientações gerais e combinações, e em seguida os jovens organizaram seus pertences e suas camas. Após, foi dado início a uma sequência de atividades de integração. Ao longo do dia, atividades culturais e de cooperação fizeram parte da programação, além da visita aos tradicionais free shops. O grupo retornou à Porto Alegre às 22h do dia 01/10.
Atividades como esta reforçam o compromisso do colégio no que tange a um dos seus pilares fundamentais: a vivência de intercâmbios educativos. Atividades como esta reforçam o compromisso do Colégio no que tange a um de nossos pilares:fundamentais a vivência de intercâmbios. A promoção de intercâmbios compreende a realização de acampamentos educativos que, por sua vez, visam à valorização da convivência fraterna, do trabalho comunitário e ao cuidado com o ambiente no contato com a natureza. Nas atividades do nosso Projeto de Intercâmbios Culturais Acemistas o estudante se vê em condições de estruturar competências que contribuirão para a sua formação integral, desenvolvendo a autonomia, a consciência ecológica e o relacionamento interpessoal baseado no respeito. Criadas pela ACM da Noruega em 1885, essas atividades compõem o corpo de ações tradicionais e emblemáticas da instituição.
Confira algumas fotos: