Jovem líder da ACM Fronteira participa de intercâmbio com a YMCA Saint Louis





Guilherme embarca para os Estados Unidos no dia 13 de Maio, onde trabalhará no acampamento YMCA Trout Lodge, até novembro de 2015. Lá, realizará inúmeras atividades com crianças de diversas faixas etárias.

De acordo com Guilherme Cantareli “irei planejar e executar as atividades no período do intercâmbio em um dos acampamentos da Associação Cristã de Moços (ACM) nos Estados Unidos”, e ainda relata “já estou realizando treinamentos online e irei receber capacitação em St. Louis antes de iniciar o trabalho com as crianças”.

De acordo com o coordenador da ACM Fronteira, Márcio Gonçalves, a oportunidade para o jovem surgiu por sua participação nas atividades voluntárias da ACM. Guilherme se formou em 2012 no curso de liderança da ACM e desde então participa ativamente de trabalhos voluntários e na capacitação de novos líderes pela ACM. Além disso, o jovem possui bom nível de inglês, experiência em acampamentos da Associação no Rio Grande do Sul e atuação destacada em todos os trabalhos executados.

Ainda conforme o Coordenador da Unidade de Santana do Livramento, o curso de liderança acontece anualmente e tem duração de seis meses, com encontros semanais, e são abordados no curso: liderança, iniciativas sociais, juventude, empreendedorismo, dicção e oratória, desinibição e principalmente, respeito, declarou Márcio.

Guilherme Cantareli esteve, durante dois meses do ano de 2013, realizando trabalho voluntário no acampamento Rincão do Coelho, da ACM Região das Hortênsias, e este ano em fevereiro efetuou ações na ACM Tramandaí, unidade da instituição no litoral gaúcho. Sobre essas experiências, Guilherme afirma “acredito que isso vai me deixar mais confiante, pois vou executar atividades totalmente diferentes do que estou acostumado e estão depositando confiança em mim para realizá-las”, e complementa, “e principalmente quero conhecer a cultura americana, viver uma vida diferente. Essa experiência também irá ajudar nas minhas decisões sobre o futuro no retorno da viagem”, declarou o jovem entusiasmado com a viagem.


Para finalizar, o coordenador Márcio Gonçalves destacou “apoiamos e o ajudamos para viver essa experiência, pois certamente irá mudá-lo. É sua primeira saída e a riqueza cultural será enorme, queremos que ele adquira experiências e que isso reflita também com as pessoas do seu convívio. Que essa experiência traga também retorno a comunidade acemista e Santanense.

Confira a foto: