Jovens acemistas realizam a 2ª Reunião Gaúcha Online de Líderes

Nossa liderança jovem realizou a 2ª Reunião Gaúcha Online de Líderes, evento que reuniu 26 jovens representantes das unidades ACM Esportes Centro, ACM Livramento, ACM Região das Hortênsias e da Área de Desenvolvimento Social.

Realizada via Zoom por causa da pandemia, a reunião foi conduzida pelo Coordenador Técnico em Esportes e Liderança da ACM Esportes Centro, Renan Vieira Rodrigues. Já o tradicional devocional foi feito pelo professor Bruno Oliveira e teve como tema a discriminação, principalmente racial.

Após esse momento inicial, os jovens líderes, protagonistas do encontro, tiveram seus momentos de fala. Foram expressados pensamentos e feitas reflexões importantes acerca do movimento negro, do racismo estrutural enraizado nas sociedades americana e brasileira e do papel do líder acemista no meio disso tudo. Também foram debatidas propostas para uma carta que será enviada, em nome do movimento jovem acemista do RS, à YMCA Houston (EUA) – onde George Floyd, vítima fatal do racismo policial, cresceu.

Cada unidade foi representada por um jovem líder, que expôs a proposta do seu movimento para a carta. São eles:

● Giovanna de Paula, representando a ACM Esportes Centro;

● Kevin Sales, representando a ACM Região das Hortênsias;

● Lauren Maciel, representando a ACM Livramento.

O grupo reconheceu os esforços da ACM como instituição de fomento à pluralidade e a diversidade do humana, e sua responsabilidade em formar jovens antirracistas para um futuro antirracista. Além disso, os movimentos gaúchos se solidarizaram com o movimento acemista dos Estados Unidos na causa da promoção da equidade e justiça sociais dentro da Associação.

Feitas as considerações sobre a carta, o voluntário Rodrigo Cardoso, Membro da Diretoria Administrativa Coordenador da Comissão de Liderança, parabenizou as atitudes e ações tomadas pelos líderes e comentou os manifestos de cada unidade. Ficou acordada também a instituição de uma comissão para uniformizar o que foi exposto pelos líderes num só documento, a ser assinado por Rodrigo e encaminhado aos Estados Unidos ao longo da próxima semana.

A comissão ficou composta pelos profissionais Bruno Oliveira, Karoline Pires e Vanessa Tomazi, das ACMs Esportes Centro, Livramento e Região das Hortênsias, respectivamente. O voluntário Kevin Sales, ex-intercambista da ACM-RS em Houston, se juntará aos profissionais como representante dos jovens e responsáveis pela anuência final da carta.

Destacamos a participação como ouvinte da Jovem Voluntária da ACM Sorocaba Andressa Furquim, onde contribuiu destacando a importância e a relevância do tema debatido se prontificando a participar em demais oportunidades. Finalizando o encontro, o líder da ACM Esportes Centro João Vítor da Rosa falou um pouco sobre o racismo na nossa sociedade e o lugar de fala das pessoas negras. Depois, o professor Renan Vieira Rodrigues idealizou aos jovens novas reuniões virtuais para que também sejam discutidos outros assuntos relevantes à sociedade.

Vale ressaltar ainda que a ACM completou 176 anos no dia 6 de junho e vem ao longo da história formando jovens líderes agentes da mudança na comunidade em que vivem. A instituição, presente em 120 países e há mais de 110 anos no Brasil, auxilia no crescimento pessoal, espiritual e social de cada jovem assistido.

Confira as imagens: