Jovens Acemistas representam a ACM-RS no Chile


Os colaboradores da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS Bruna Cardoso (ACM Esteio), Bruna Oliveira (ACM Cruzeiro do Sul) e Gustavo Volkweis (ACM Morro Santana) integraram a delegação de 100 voluntários da Rede Mercocidades para o enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Copa América Chile 2015.


Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Peru uniram forças para incentivar a denúncia para que a infância esteja protegida. Através de abordagem a turistas e residentes, com a disponibilização de materiais gráficos, dava-se início a uma conversa de aproximação e responsabilização frente à proteção de crianças e adolescentes. Além disso, visitas a instituições e atividades recreativas fizeram parte do envolvimento com a população local.


Para Bruna Cardoso: “Este trabalho que realizamos no Chile foi uma grande experiência para a vida não só profissional. Estar em um lugar com outra cultura, outra história, e presenciar as mesmas problemáticas vividas pela infância e adolescência brasileira, nos faz pensar no quanto nosso trabalho na área social é importante. Também evidencia a importância da rede de proteção e o quanto este olhar faz falta. Só tenho a agradecer por esta grande oportunidade. Obrigada!”


Bruna Oliveira enfatiza: “Foi uma experiência maravilhosa, um lugar desconhecido com pessoas diferentes, porém com o mesmo objetivo. Levo comigo todos os momento e experiências”.


Gustavo Volkweis: “Representar a ACM no Chile foi um desafio que cumpri com muito prazer. Conhecer e interferir na realidade de crianças, adolescentes e adultos traz um sentimento de paz, pela possibilidade de fazê-las sorrir, principalmente em um contexto tão marcado pela violação de direitos, como acontece no Chile. Para mim foi um momento de recordação. Essa viagem valida minha trajetória acemista. Ontem fui aluno e foi muito bom receber a visita de voluntários de outros países na minha instituição. Hoje, sou educador, integrante do GAME, e posso através de momentos como este mostrar o valor do trabalho que realizamos. Esse sentimento só foi possível através das oportunidades que ACM nos possibilita. Muchas Gracias!”.


O GAME foi idealizado em Porto Alegre antes da Copa do Mundo de 2014, originário do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – EVESCA. Esta ação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre, com apoio do FUNCRIANÇA.


Confira as fotos:

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt