No Dia de Finados, Cemitério João XXIII tem programação que inclui arte, espiritualidade e valorização da vida

Um dia para valorizar a vida e homenagear aqueles que não estão mais conosco. Assim é o Dia de Finados no Cemitério Ecumênico João XXIII, uma data carregada de carinho, memória e saudade. Neste feriado, quem visitou o João XXIII encontrou uma série de homenagens especiais – além, é claro, de todos os cuidados necessários neste período de pandemia.

A principal delas foi a inauguração do painel Borboletas, de 15m², criado pelo artista plástico gaúcho Tiago Berao, que ficará em exposição permanente no principal andar de circulação do cemitério.  

O objetivo da obra é homenagear as pessoas que perderam seus entes queridos durante a pandemia de Covid-19 – assim como os profissionais do cemitério, que trabalharam diariamente para garantir a essas famílias o acolhimento necessário durante este período tão desafiador. 

Ainda tivemos a Árvore das Memórias, onde os visitantes foram convidados a escrever mensagens póstumas para seus entes queridos, que foram expostas em uma árvore especial. Ao lado, rosas foram distribuídas para todos.

Em virtude da pandemia, alguns cuidados foram adotados. Só foi permitida a entrada de pessoas usando máscara, nossos profissionais orientaram os visitantes para evitar aglomerações e álcool gel foi oferecido nas dependências do cemitério. Além disso, a tradicional Bênção Inter-religiosa, que costumeiramente reúne centenas de pessoas, foi realizada virtualmente, nas redes sociais do João XXIII. Também de forma virtual foram realizadas diversas homenagens, incluindo um belo e tocante vídeo de testemunhos de famílias que tiveram as despedidas neste ano de pandemia, com os protocolos que foram necessários; um vídeo de homenagem aos profissionais do João XXIII, pelo trabalho essencial realizado neste ano de incertezas com a importante missão de acolher famílias no momento tão difícil da perda; e a ação “As Músicas e as Memórias”, na qual cessionários do Cemitério solicitaram músicas que traziam lembranças de seus entes queridos, as quais foram gravadas com arranjo exclusivo e transformadas em três vídeos de homenagens.

Confira as fotos: