VI Festival de Futebol 3 Tempos em Porto Alegre

Metodologia inovadora introduzida no Estado pela ACM-RS

Capital recebe sexta edição do Festival de Futebol 3 Tempos, metodologia utilizada pela ACM-RS desde 2007 voltada para a transformação social

O esporte tem ajudado a transformar a vida de diversos jovens em situação de vulnerabilidade social, ganhando cada vez mais adeptos em sua prática. O Futebol 3 Tempos resgata os valores do esporte em sua essência, mostrando para crianças e adolescentes que existem questões mais importantes do que simplesmente ganhar uma partida do seu jogo ou do seu time preferido. Através de sua metodologia são trabalhados os seguintes princípios e valores: fair play, espírito de equipe, tolerância, inclusão e compreensão. O que os praticantes aprendem nos treinos e jogos, levam para a vida.

É desta forma que no próximo dia 11 de novembro, o Parque Marinha do Brasil receberá cerca de 350 jovens no VI Festival de Futebol 3 Tempos, evento que promove a integração e a troca de experiências entre os participantes.

O Festival acontece das 13h30min às 17h nas quadras do Parque Marinha do Brasil (Av. Borges de Medeiros, 2035, Porto Alegre) e terá a participação de crianças e adolescentes da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS, escolas e projetos sociais convidados.

SOBRE O FUTEBOL 3 TEMPOS

Devido a sua facilidade e fascínio mundial, o futebol com suas regras simples, porém empolgantes, o baixo custo dos materiais necessários à sua prática e a praticidade para formar uma equipe, o torna o esporte ideal para o desenvolvimento humano e social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ligada às redes mundiais Streefootballworld e Football for Hope FIFA, a ACM-RS tem trabalhado nesses anos implantando a metodologia em suas unidades de desenvolvimento social, presentes na Vila Cruzeiro, Morro Santana, Vila Restinga e Esteio, além de disseminar a prática em outras instituições.

Nesses anos, a ACM-RS verificou resultados expressivos no aumento de participação das oficinas dessa prática, gerando transformação social a partir do aumento na satisfação e envolvimento das famílias, do aumento no aproveitamento escolar das crianças e jovens atendidas no projeto e na alteração de comportamentos danosos, com diminuição de conflitos e a propagação de valores como o respeito, a tolerância e uma vida saudável.

Como funciona

A metodologia do trabalho que é composta de três tempos:

1º tempo

É formada a roda onde são estabelecidas as regras da partida e como esta funcionará, divisão de equipes, pontuação, valores e acordos iniciais, seguidos de pequenos jogos e exercícios.

2º tempo

Neste momento, são colocados em prática os combinados anteriores. A figura do professor se torna um mediador, pois neste jogo não há juiz. Os participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos, praticando valores como a solidariedade, respeito, tolerância e cooperação, e cumprindo as regras do jogo.

3º tempo

Neste último tempo é onde serão avaliados se os acordos iniciais foram cumpridos. É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar para o grupo o que perceberam e como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de uma forma a promover um “jogo limpo”. Todas as informações são anotadas em uma planilha específica do Futebol 3 Tempos, onde são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo.

Outras regras gerais: não há um juiz durante o jogo e sim um mediador; participam equipes mistas (meninos e meninas jogam juntos); os participantes definem as regras e são responsáveis por cumpri-las.

Diante deste modelo, a proposta da ACM-RS congrega a inclusão de todos, uma vez que meninos e meninas jogam juntos, respeitando a diversidade, incentivando a construção coletiva, pois ao discutir e refletir sobre suas ideias, as crianças e os jovens estão desenvolvendo habilidades e competências a caminho da autonomia; e, além disso, com a característica do esporte educativo também estão sendo estimulados a cada jogo os aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.

Confira algumas imagens da última edição do Festival, realizada em 2015 na ACM Vila Restinga Olímpica:

 

 

QUER MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado.

Se preferir, ligue para (51) 3266.6200