ACM Livramento comemora seu aniversário de 25 anos

Proporcionar saúde, promover qualidade de vida e transformar nossos jovens em agentes de transformação da sociedade. Esse é o objetivo da ACM Livramento, que no último final de semana completou 25 anos de atuação na fronteira gaúcha.

Para comemorar a data, foi organizado um jantar comemorativo, que contou com a presença de membros da diretoria da ACM-RS, conselheiros, colaboradores, líderes e associados acemistas. A celebração foi iniciada com a apresentação de um vídeo contando a história da unidade.

Mais tarde, foi a vez de homenagear os voluntários e profissionais que fizeram parte da história da ACM Livramento. Foi uma noite de reflexão acerca da trajetória, dos percalços e dos muitos sucessos da unidade, que há um quarto de século tornou-se parte intrínseca de Santana do Livramento.

História da ACM Livramento:

A trajetória da ACM Livramento começou em 1994, na forma de uma carta de intenções assinada por um grupo de voluntários acemistas. Este documento estabeleceria as fundações do que viria a se tornar uma instituição binacional, formada pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul e a Asociación Cristianade Jóvenes, do Uruguai.

“No começo de tudo, tínhamos apenas uma casinha com duas mesas: uma de pingue-pongue e outra de serigrafia, que usávamos para fazer as camisetas para os jovens. Nossa estrutura era pequena, mas nossa vontade de fazer o bem e melhorar a vida das pessoas era muito grande. Nessa casinha, realizamos os primeiros encontros, as primeiras palestras e recebemos nossos primeiros jovens”, conta Eugênio Bentancur, primeiro presidente do Conselho da ACM Livramento.

Em 1997, a instituição, que na época se chamava ACM-ACJ Fronteira, recebeu seu primeiro profissional – fruto de um acordo entre as ACMs de Montevidéu e Porto Alegre –, com a missão de organizar a estrutura física e administrativa de unidade. O resultado foi um crescimento significativo no número de jovens associados e o desenvolvimento de diversas atividades. No mesmo ano, o primeiro curso de Líderes da Fronteira – voltado para o desenvolvimento físico, intelectual e espiritual de jovens – foi iniciado, além de um curso de artes e um grupo de trabalho para mulheres.

Já no início dos anos 2000, deu-se um grande passo para o crescimento da ACM Livramento: a compra da sede própria, onde foi possível ampliar ainda mais a área de atuação da instituição, expandindo as atividades já desenvolvidas e implantando novos projetos. Anos depois, por questões puramente técnicas, ocorreu a separação entre a ACJ uruguaia, com sede em Rivera, e a ACM de Livramento – fato que de forma alguma abalou o companheirismo e a cooperação entre os integrantes das duas unidades.

Assim, a ACJ de Rivera passou a trabalhar exclusivamente no âmbito social, enquanto a ACM Livramento acrescentou atividades comerciais – principalmente na área de Fitness, desenvolvida com sucesso até hoje –, além, é claro, de manter os trabalhos sociais já existentes, como o Curso de Liderança.

“O trabalho desempenhado pelo Curso de Liderança da ACM Livramento é especial, algo que nos enche de orgulho. Nossos voluntários vão até as escolas públicas de Santana do Livramento, realizam palestras, apresentam a ACM e recrutam cada jovem interessado em se transformar num líder. Na ACM, estes jovens desenvolvem alma, corpo e mente, incorporam valores como respeito, responsabilidade e ética – e se tornam agentes de transformação da sociedade”, diz Wilton Pinto de Araújo, presidente da ACM-RS.

Hoje com 78 anos de idade e ainda membro do Conselho da ACM Livramento, Eugênio também ressalta a importância do trabalho social exercido pela instituição santanense. “Eu acredito que se você ensinar a criança o caminho que ela deve andar, ela não se desviará desse caminho quando envelhecer. Enche meu coração de alegria saber que os jovens que participaram da primeira turma de liderança da ACM Livramento hoje são todos trabalhadores, todos pessoas de bem. Essa é a nossa maior contribuição para a sociedade”, finaliza Eugênio.

Confira as fotos:

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar