SAMU 175, operado pela ACM Região das Hortênsias, completa oito anos tendo atendido 5,6 mil ocorrências

Capitaneada pela ACM Região das Hortênsias, a implantação do projeto SAMU 175 em Gramado, na serra gaúcha, completou 8 anos. Neste período, o serviço atendeu 5.629 ocorrências emergenciais – em que o paciente corre risco de morte.

A iniciativa faz parte de um contrato firmado entre a ACM-RS e a Secretaria de Saúde de Gramado em 2011, visando o desenvolvimento da Atenção Básica de Saúde no município serrano.

De lá para cá, a equipe do SAMU 175 realizou diversas qualificações e simulados, buscando o aprimoramento contínuo de seus profissionais e dos serviços prestados à população gramadense.

O SAMU 175 tem a finalidade de prestar socorro em casos de urgência, funcionando 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, de forma ininterrupta.

De modo geral, são realizados atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço conta com uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Como utilizar o serviço:

Ao ligar gratuitamente para 192, o cliente será atendido pela Central de Regulação Médica de Urgência, localizada em Porto Alegre. Em seguida, a ligação é transferida para um médico regulador.

Por telefone, o médico realiza o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância – respeitando a norma preconizada pelo Ministério da Saúde.

Quando chamar o SAMU?

Confira as fotos:

Gostou?

Compartilhe essa notícia com seus amigos.

Tweetar