Preparação dos jovens para o Festival Football for Hope 2014

Representando as 4 Unidades da Área de Desenvolvimento Social (ACM Cruzeiro do Sul, ACM Esteio, ACM Morro Santana e ACM Vila Restinga Olímpica), o grupo de jovens está mobilizado e na expectativa para o evento oficial da Copa do Mundo FIFA 2014. Através de capacitações, dinâmicas, prática da metodologia de Futebol 3 Tempos, além de muito diálogo e informações sobre o Festival, os educandos vêm aproveitando os encontros para criar um maior vínculo e entrosamento entre os integrantes.

Além do primeiro encontro, realizado no dia 4 de abril e relatado em matéria anterior (clique para ter acesso), a equipe reuniu-se nos dias 2 e 23 de maio, na ACM Morro Santana. No segundo encontro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da ACM no Brasil e no mundo, bem como a de seu criador, que inspirou uma reflexão sobre a importância do movimento acemista e sua participação na sociedade. Após o diálogo com a equipe e atualização de informações sobre o evento, o grupo foi para a quadra praticar o Futebol 3 Tempos.

Já no encontro realizado no dia 23 de maio, o foco foi a prática do jogo, com muito diálogo, reflexão, “fair play” e integração entre os educandos da unidade ACM Morro Santana e o time que representará a ACM-RS no Festival FFH. Os jovens e educadores referências também puderam esclarecer dúvidas em relação ao evento e conversar sobre o Manual para as delegações participantes.

O Festival Football for Hope 2014, evento oficial da Copa do Mundo FIFA, demonstrará ao mundo o impacto que o futebol pode ter na realização de projetos sociais, com temas como educação, promoção de saúde, construção da paz, integração social e liderança juvenil, além da diversidade cultural, evidenciada nas equipes participantes. Por isso pode ser considerado muito mais que um torneio de futebol, será uma celebração da dimensão social do esporte.

O Festival reunirá 32 equipes, oriundas dos 5 continentes e representando diferentes países. A programação inclui diversas atividades como reuniões preparatórias, intercâmbio entre as delegações, fórum juvenil, apresentações culturais, passeios em pontos turísticos, torneio com a metodologia do Futebol 3 Tempos, além da grande oportunidade de assistirem a uma quarta de final da Copa do Mundo, no famoso e histórico estádio do Maracanã.

O grupo está muito entusiasmado com toda a programação do evento e ainda realizará mais alguns encontros preparatórios, até chegar o dia tão esperado do embarque rumo ao Rio de Janeiro.

Confira as fotos dos encontros:

alt

alt