Primeiro encontro do grupo que representará a ACM-RS no Festival Football For Hope

O encontro realizado na ACM Morro Santana, no dia 4 de abril, contou com a participação dos seis jovens selecionados e seus respectivos responsáveis, educadores e assistentes sociais, representando as 4 unidades da Área de Desenvolvimento Social (ACM Cruzeiro do Sul, ACM Esteio, ACM Morro Santana e ACM Vila Restinga Olímpica). O objetivo da primeira reunião foi esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao evento, tanto dos jovens quanto de seus responsáveis, além da apresentação do grupo, entrega das passagens, orientações sobre a viagem e relatos de experiências anteriores.

O Festival Football for Hope (FFH) 2014 reunirá 32 organizações sociais de diversos países dos 5 continentes. Será a 3ª edição do Festival, que é sempre realizado no país que está sediando a Copa do Mundo (Alemanha 2006 e África do Sul 2010). A ACM-RS foi a única instituição do Rio Grande do Sul selecionada para o Festival, sendo escolhida através de um edital que contemplava projetos que trabalham o futebol como ferramenta para o desenvolvimento social.

A delegação que embarcará no dia 2 de julho para o Rio de Janeiro é composta pelos educandos Afonso Volkweis de Souza, Anthony Francis de Melo, Karol de Borba, Emerson Gabriel Goulart, Nathalia Flores Miranda e Tiffany dos Santos Machado, além dos educadores responsáveis Cezar Zacani Sperotto, Débora Rott Furlan e Marcel Bica de Souza. “Sem dúvidas será uma experiência inesquecível para o grupo. Estes jovens estão saindo de suas comunidades para representar uma instituição centenária, reconhecida mundialmente, em um Festival que envolve países de todos os continentes. Acredito que estamos diante de um exemplo concreto quando falamos em utilizar o poder do futebol para transformar o mundo, pois é uma oportunidade de transformação na vida destes jovens”, relata Marcel Bica, Coordenador de Esportes da ACM Morro Santana.

Para o jovem Afonso de Souza, que já teve a oportunidade de participar de um Festival Latino Americano de Futebol 3 Tempos, em Montevidéu, conhecer novas pessoas e diversas culturas é um dos pontos principais dos eventos. Ainda completa, destacando que mesmo com idiomas e culturas diferentes, todos se respeitam e acabam conquistando novas amizades.

O Festival Football for Hope 2014, que acontecerá nas duas últimas semanas da Copa do Mundo, reunirá centenas de jovens líderes de todo mundo, com muitas expectativas, experiências e sonhos na bagagem, celebrando mais uma vez o futebol de alto desenvolvimento.

Confira as fotos:

alt

alt