Programa de Intercâmbios Culturais Acemistas do Colégio ACM

Durante os dias 5 e 6 de setembro, os alunos das turmas 41 e 51 participaram das atividades do programa de Intercâmbios Culturais Acemistas. O destino planejado para essas turmas foi o acampamento ACM Tramandaí. O grupo de alunos desenvolveu diversas atividades de integração, construção coletiva e relacionamento interpessoal, além das vivências pessoais para desenvolvimento da autonomia e auto-organização. Atividades desafio, esportivas e uma visita ao Ceclimar completaram a agenda de experiências. Acompanharam o grupo os colaboradores Vitor Xavier, Gabrielle e Rafaela, além do Diretor Cyro Leaes.

Os alunos embarcaram com destino a Tramandaí no início da manhã do dia 5, em frente ao colégio, sob olhares apreensivos dos pais, que compareceram em peso à despedida. Ao chegar na ACM Tramandaí, os professores reuniram os alunos para as orientações gerais e combinações, e em seguida os jovens organizaram seus pertences e suas camas. Após, foi dado início a uma sequência de atividades de integração. No horário do almoço, o grupo confraternizou com um galeto preparado pelo Diretor Cyro. Após o almoço, como de praxe, cada aluno foi responsável pela limpeza de seus utensílios e reorganização do espaço. No turno da tarde as atividades seguiram sem descanso invadindo a noite. O primeiro dia encerrou já na madrugada. O último dia de atividades iniciou cedo, com o despertar às 7h e a realização de atividades físicas de desafio comandadas pelo Diretor Cyro. Após o café da manhã o grupo seguiu para o Ceclimar (Centro de estudos costeiros, limnologicos e marinhos). O grupo retorno à Porto Alegre às 18h.

Atividades como está reforçam o compromisso do colégio no que tange a um dos seus pilares fundamentais: a vivência de intercâmbios educativos. Atividades como esta reforçam o compromisso do Colégio no que tange a um de nossos pilares:fundamentais a vivência de intercâmbios. A promoção de intercâmbios compreende a realização de acampamentos educativos que, por sua vez, visam à valorização da convivência fraterna, do trabalho comunitário e ao cuidado com o ambiente no contato com a natureza. Nas atividades do nosso Projeto de Intercâmbios Culturais Acemistas o estudante se vê em condições de estruturar competências que contribuirão para a sua formação integral, desenvolvendo a autonomia, a consciência ecológica e o relacionamento interpessoal baseado no respeito. Criadas pela ACM da Noruega em 1885, essas atividades compõem o corpo de ações tradicionais e emblemáticas da instituição.

Confira algumas fotos:

image1 image3 image4 image5 image8 image9