Projeto Ginga Social da ACM Cruzeiro do Sul na Copa do Mundo 2014

O projeto Ginga Social da ACM-RS, através da parceria com a Fundação Gol de Letra e com o apoio da Adidas e da Sony, teve a oportunidade de participar dos jogos da Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Ao todo, 52 adolescentes atendidos pela ACM, entre 12 e 18 anos e moradores da comunidade Cruzeiro do Sul, puderam conhecer o novo estádio Beira-Rio, entrar em campo como guardiões da bandeira do Fair Play e conferirem ao vivo jogos da Copa que foram sediados na capital gaúcha.


Todos da ACM-RS ficaram muito felizes e honrados com a oportunidade única oferecida ao nosso projeto, na expectativa do grande dia, de poder assistir um jogo da Copa do Mundo aqui na nossa cidade, onde os educandos puderam ter seu dia de estrela. Monitores e atendidos do Ginga Social entraram carregando as bandeiras Fair Play e FIFA, e a representação do Capitão do Estádio da Adidas no jogo Holanda e Austrália.

A entrada em campo foi bastante emocionante e, com certeza, esse momento jamais vai ser esquecido pelos educandos. Como disse o Rafael Fialho, “foi uma emoção ter entrado em campo e milhares de pessoas me olharem, e também, eu ter ficado perto dos jogadores”. Os monitores do projeto Ginga Social relataram sobre a experiência. “Eu sempre sonhei em ver uma seleção jogando e, no dia 15 de junho de 2014, realizei esse sonho através de uma oportunidade que a Adidas me deu. […] entramos em campo muito felizes e emocionados, com a torcida e com o estádio”, contou Lucas Flores. “Quando me contaram que eu ia ser o guardião da bandeira, eu fiquei muito contente e fui contar para a minha família, demoraram para acreditar […] Chegou o dia do Jogo eu não tinha dormido a noite inteira, quando chegou no horário meu coração pulava de alegria”, palavras de Matheus Moraes.

Todos relataram que foram bem tratados pela equipe da Sony e Adidas, adoraram os lanches, o local de lazer que puderam aproveitar antes do jogo e fizeram novas amizades. Quando entraram em campo, sentiram muita emoção em estar ali perto dos jogadores e ver o estádio lotado, ficaram felizes por serem escolhidos dentro de um grupo tão grande como o Ginga Social, este momento vai ficar guardado para o resto da vida.


Durante a partida, todos vibraram muito. Com os gols, seja de qualquer equipe, e com a “ola” feita por todos no estádio.  Foi muito bom ir a um jogo da Copa do Mundo, jamais imaginaram viver essa experiência, aproveitaram e se divertiram em cada momento propiciado e que jamais vão esquecer este dia. Poder assistir a um jogo da copa do mundo de futebol não tem explicação, é emocionante e inesquecível, e um legado desse evento, para esses jovens, certamente será essa incrível experiência de civismo, respeito e participação.

Confira as fotos: