Qualidade que transforma vidas: ACM Esteio




A ACM Esteio é uma unidade que integra a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS. Essa unidade tem suas raízes no ano de 2005, quando foi implantado, nas dependências do Clube dos Empregados da Petrobrás, o projeto Centro Refap Cidadã, para atendimento a crianças que se encontravam em situação de vulnerabilidade e risco social na região. Objetivando evitar a exposição das crianças às situações de riscos provocadas pelo deslocamento destas para outros municípios e da evasão escolar, a ACM-RS foi convidada para executar o projeto, com sua proposta político-pedagógica fundamentada nas ações de transformação social e no estímulo ao protagonismo positivo, através de atividades esportivas, lúdicas, pedagógicas, artísticas e culturais, além de acompanhamento social, psicológico e nutricional, no contra turno escolar.


O Centro Refap Cidadã iniciou os atendimentos no mês de julho de 2005 para 60 crianças. Em setembro do mesmo ano, com a inauguração oficial do projeto, já contava com a presença de 100 crianças e suas respectivas famílias. Atualmente o projeto atende 150 crianças e 30 adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Para possibilitar a continuidade da execução do projeto, em 2009 fez-se necessária a legitimação da ACM no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Esteio, culminando com a criação de uma unidade da ACM na cidade, a ACM Esteio. Com um novo espaço, proporcionou a ampliação do atendimento para os adolescentes e para as famílias das crianças assistidas, além da criação d o Programa Petrobras Jovem Aprendiz.
Em agosto de 2013, novamente com ampliado o número de atendidos e de programas executados, acarretando em nova necessidade de mudança para a sede atual da ACM Esteio. Nesse espaço, a unidade desenvolve o Atendimento Juvenil, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz e o Projeto Futuro em Cena, além de servir de apoio para o trabalho que segue sendo desenvolvido no Centro Refap Cidadã, permitindo que, com a soma desses esforços, a unidade atenda mensalmente aproximadamente 250 famílias.


O processo da Qualidade na ACM Esteio teve início em 2008, com a participação em capacitação ICA e AVA do PGQP-RS anualmente e, desde 2010, a autoavaliação do SA-PGQP. Esse processo culminou com a primeira participação, esse ano, no Prêmio Qualidade RS, na categoria Medalha Bronze. Integrantes da equipe de trabalho também atuam no Comitê da Qualidade Acemista (comitê interno da ACM-RS) e no Comitê Setorial de Desenvolvimento Social do PGQP-RS.


Conforme a coordenadora da unidade, Vera Carvalho, “na ACM a Missão, os Valores e os Princípios institucionais são os referenciais para as nossas ações, pautados na justiça e responsabilidade social. Embasada no PGQP, está sendo possível realizar uma gestão alicerçada nas ferramentas da qualidade, agregando instrumentais teóricos metodológicos”. Os resultados têm ocorrido: atingiu-se um percentual de 98% de satisfação dos usuários com os serviços e 90% de satisfação quanto aos colaboradores.


Esse reconhecimento do PGQP é um reflexo do trabalho de uma grande equipe, composta por profissionais e voluntários, que contribuem com seus esforços levando para milhares de crianças, jovens e adultos o que de melhor temos a oferecer: O AMOR AO PRÓXIMO.



Medalha Bronze 2014

Programa Gaúcho de Qualidade
e Produtividade